sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

I'm the King of the Castle, de Susan Hill

Sinopse:

Numa casa rural inglesa, um rapaz de nome Edmund Hooper vê o seu domínio ser dividido com outro rapaz, Charles Kingshaw, da mesma idade, cuja mãe vai trabalhar como governanta para a casa. Ambos com um feitio muito teimoso, logo começam a brigar pelo espaço e pelas atenções, com Edmund a começar o ataque a Charles assim que vê algumas fragilidades no rapaz. Assim, a luta de personalidades começa e toma conta da história.


Opinião:

Ainda não tinha lido nada da autora, apenas tinha visto o filme A Mulher de Negro (adaptação do livro de Susan Hill). Tendo em conta o género do filme/livro e também da sinopse deste livro achei que tinha aqui um livro com um enredo um tanto assustador ou de suspense. Pois bem, houve momentos em que isso pareceu possível, mas não passaram disso: possibilidades. Assim, uma história que podia ter tido momentos de grande emoção e que podia ter sido conduzida, a meu ver, de um modo mais interessante e poderoso, ficou-se por uma história sobre dois rapazes que passam o tempo a fazer bullying um ao outro. Porque este livro é única e exclusivamente sobre bullying e nisso está interessante.

Gostei das descrições dos espaços e da forma como a história é conduzida, mas não gostei muito das personagens. Não houve nenhum desenvolvimento emocional, nem em Edmund nem em Charles. Ambos continuaram os mesmos, depois de tudo o que passaram naqueles tempos. E, verdadeiramente, não há um motivo assim tão grande para um ódio tamanho...mas isso é habitual nestes casos. Não há motivo absolutamente nenhum para a existência de bullying.

No início estava a gostar muito, mas depois o enredo quase que para e fica um tanto sem alteração e isso é um pouco maçador. 

Não posso dizer que tenha compreendido melhor o lado de Charles ou o de Hooper, porque não me consegui apegar a nenhuma das personagens. A dado momento, existem diálogos interiores das personagens que estão sempre a repetir a mesma coisa e isso torna-se um bocado irritante. Não quero referir muito mais sobre as atitudes e comportamentos das personagens, senão estaria a contar demais e não o quero fazer...mas a parte final foi a mais densa. De um livro que se esperava um tanto com contornos obscuros e de suspense, esse foi o único momento, pelo menos o de maior tensão. 

Em relação às outras personagens não posso dizer que tenha ficado encantada com nenhuma, se bem que o amigo de Charles, que aparece mais para o final, pareceu-me a personagem mais interessante. Não gostei muito dos pai de Edmund nem da mãe de Charles, pois pareceram-se deveras ausentes e despreocupados.

Em suma, gostei do ambiente que a autora criou (a casa, o bosque...) porque a atmosfera está muito bem conseguida, mas esperava mais, principalmente por causa disso...a meu ver o contexto da história podia ter sido muito mais explorado e muito mais expandido. A casa e o bosque mereciam uma história e personagens melhores. As personagens não ajudaram muito e, como não houve grande evolução psicológica ou comportamental, isso fez com que a narrativa não evoluísse, mesmo que acabasse com o mesmo final. É livro interessante para debater temas sérios, como o bullying, e vale por isso.

NOTA (0 a 10): 5

4 comentários:

  1. Olá Miss Lamora,
    Gostei de sua opinião, mas o livro não me atraiu muito. Gostei do livro A MULHER DE NEGRO da mesma autora, parabéns pelo blog!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      obrigada. Pois, compreendo. Estava à espera de algo mais do género desse livro.

      Obrigada =) Parabéns para pelo teu também =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    parabéns pelo comentário está excelente, não devo ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      obrigada, fazes bem, há tantos para ler =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar