terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A Quimera de Praga, de Laini Taylor

Sinopse:

Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.

Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno.

O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só .
(in Goodreads)



Opinião:

Depois de ler várias opiniões sobre esta trilogia, tive muita curiosidade em lê-la. Pois bem, para primeiro livro está interessante, mas há muita coisa da qual não gostei propriamente. 

Em relação às personagens, tenho a referir que gostei de Karou, a personagem principal, bem como de Akiva, o anjo que se enamora por ela. Quanto a personagens secundárias, gostei de Zuzana, a amiga de Karou, se bem que me pareceu um bocadinho espalhafatosa em algumas falas e atitudes. Achei as personagens, no geral, sem profundidade e superficiais. Não posso dizer que tenha ficado "apaixonada" por nenhuma delas e esperava mais destas personagens. Também as achei um bocadinho cheias de "tiques" de adolescentes, o que era desnecessário.

Este aspeto não só está presente nas personagens, como também ao longo da narrativa e da própria escrita da autora. A história é um romance, pontuado por momentos de fantasia e magia, que são os melhores momentos, a meu ver. Tem uma premissa interessante e original e espero que seja desenvolvida nos próximos livros, mas não me agarrou totalmente. Não fiquei surpreendida com as reviravoltas, porque são, em alguns momentos, bastante óbvias. A escrita está cheia de frases suspensas e que, provavelmente, tentam chamar a atenção para determinados aspetos...e isso não me soou bem. Parece que a autora está a tratar os leitores como se não estivessem a entender o que estão a ler. Também dá um ar de "oh, que espanto! oh, que fantástico!" que é típico de adolescentes e isso fez-me lembrar um bocadinho a saga Crepúsculo, da qual não gostei.

Quanto ao que gostei mais, posso dizer que gostei da história em si. Gostei da ideia e do mundo criado pela autora, que merece ser mais explorado e não de um forma amorosa e só com foco na relação das personagens, mas também com atenção à história do mundo criado e ao seu contexto. O contexto podia ter sido melhor explorado e mais fundamentado. Espero que melhore, porque a história é interessante.

A parte de fantasia e magia é diferente do que costumo ler. Pareceu-me, no início, um bocadinho parecido com os livros da Cassandra Clare, mas não é. Gostei do desenvolvimento da história em relação a estes aspetos, daí querer ver o contexto mais explorado.

Em suma, é um bom começo para esta trilogia, apesar de não me ter arrebatado. Vou querer ler os próximos volumes, para saber mais sobre esta história. Para quem gosta de fantasia urbana, principalmente, esta é uma boa aposta: romance, ação e magia. Espero que gostem!

NOTA (0 a 10): 6

8 comentários:

  1. Bem, eu ia com grandes expectativas em relação a este livro... gostei, tal como tu, do mundo criado, acho que está super original. Adorei a Karou mas não gostei do lovezinho que se cria. Mas pronto, geralmente nunca gosto... Quero, sem dúvida, continuar a ler :)

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É isso, geralmente os romances que se estabelecem neste género de histórias são quase sempre sem "sumo". É uma pena, porque podia ser interessante.

      Já estou a seguir! =)

      Eliminar
  2. Olá Maria Rita

    Tenho a mesma opinião, fez-me lembrar A saga Crepúsculo e não gostei das personagens.

    Detesto quimeras e monstruosidades. Achei estranho Karou n se lembrar que era madrigal. Mas a história está bem conduzida, o 2 livro é melhor que o 1. Ainda assim, vou terminar de ler a trilogia mas não é o género de leitura que me 'agarre'.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      estive a ler a tua opinião e concordo contigo. Para mim, é pior não gostar das personagens do que do contexto em si, e este foi um desses casos...e já vi que não melhora, pelo teu comentário ao segundo.

      Sim, há muitas pontas que não se unem e que não fazem sentido. Vamos ver como é o dois, pois mesmo assim vou querer ler =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    EStou curiosa com esta trilogia, mas agora fiquei com algum receio. Vou baixar as minhas expectativas quando partir para a leitura do livro...

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      acho bem estares curiosa, eu também estava. Não tenhas receio, eu não gostei por aí além, mas tu podes gostar =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Viva,

    Bem sendo assim e com tanta coisa que tenho para ler, vou passar seja como for gostei de ler a tua opinião e dizer o que sentiste é assim mesmo ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      Acho que fazes bem, também acho que não ias gostar e não perdes muito em não te aventurares por estes lados. Obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar