sábado, 19 de setembro de 2015

The Museum of Extraordinary Things, de Alice Hoffman

Descobri este livro no Goodreads e fiquei muito encantada com a sua capa em que aparece uma espécie de RX de uma sereia (não da minha edição). Depois de ler a sinopse fiquei ainda mais interessada e quando o encontrei na Bertrand foi com gosto que o trouxe comigo, apesar de não ter aquela capa que havia chamado a minha atenção primeiramente. 



Sinopse: 

Duas personagens distintas. Nova Iorque e Brooklyn na década de 1910. Magia, Ciência, invenções, espetáculos e um grande fascínio por elementos estranhos, diferentes. Fotografia, família, ilusões. Estes são os pontos chave de uma história que prima pela subtileza, pela delicadeza e pela beleza com que é narrada a vida das duas personagens principais: Coralie Sardie e Eddie Cohen. 

Coralie é filha de um cientista e mágico francês que assentou o seu negócio em Coney Island: o Museu das Coisas Extraordinárias, museu com raridades, aberrações e seres e objetos estranhos e fascinantes, com atuações de indivíduos com alguma característica peculiar. Também ela com algo peculiar, cedo é afastada da sociedade e passa a ser apenas a filha de Sardie, sempre na sombra, sempre sujeita às ordens do seu pai, por mais estranhas que estas sejam, apenas a mais uma das exibições do seu pai. Apenas com a presença de Maureen, a empregada de Sardie, Coralie cresce e acaba por começar a por em causa toda a sua existência e a sua história. 

Eddie, de nome Ezekiel, é filho de um casal de judeus russos, que depois da sua aldeia ter sido incendiada, conseguiu fugir com o seu pai desde a Rússia até Nova Iorque. Sujeito ao trabalho numa fábrica de roupa desde pequeno, Eddie acaba por tentar ser algo mais do que um trabalhador numa fábrica em que a exploração é total e começa a frequentar outros locais, acabando por sair da fábrica e começar a trabalhar para um famoso mágico e depois para um fotografo, acabando por se tornar ele mesmo fotografo e abandonar o seu pai. A viver uma vida de riscos, Eddie começa a por também em causa as suas decisões e ações ao longo dos tempos. 

Duas personagens sofridas, com histórias distintas mas parecidas, Coralie e Eddie são a base desta história, que é muito mais do que uma simples história de amor ou de mistério. 

Opinião:

Esta história é muito especial. Dei por mim a atrasar a sua leitura, a ler aos bocadinhos e a saborear cada momento, cada linha e cada palavra. De uma beleza única, com uma fluência magnífica e mágica, esta narrativa é um conjunto de momentos da vida das personagens, intercaladas com acontecimentos e pessoas reais, que forma um padrão forte e repleto de beleza e também de emoção. 

Pode parecer um bocado lenta no início, mas esta narrativa tem um ritmo muito próprio e o leitor necessita de entrar nele para poder desfrutar totalmente da história. Pode também parecer um bocado a história de O Circo dos Sonhos, mas não é. É ainda mais especial e mais diferente. Talvez por ter sido baseada em factos verídicos ou por ter um cariz muito mais negro do que O Circo dos Sonhos, esta história é muito melhor. 

Não é uma história cor de rosa ou suave, antes pelo contrário. É um show de elementos estranhos e acontecimentos reais que foram terríveis e de acontecimentos fictícios que também foram bastante inquietantes e que são narrados com imensa mestria. O mistério e o suspense está presente em toda a obra e o desenrolar dos acontecimentos está muito bem elaborado, uma vez que a sequência da narração destes tendo em conta as perspetivas de Coralie e de Eddie (há POV'S duas duas personagens, em diferentes momentos, para uma excelente contextualização dos eventos) é perfeita. Excelente coerência e contextualização história também são factores de relevo e que demonstram a mestria da autora, que conseguiu criar uma história aparentemente simples, com um pano de fundo aparentemente simples também, mas que de simples nada tem, antes pelo contrário: é uma história densa, complexa, repleta de personagens com passados envoltos em sombras e mistério. 

Em relação às personagens, tanto Coralie como Eddie são excelentes. Gostei de ambos e não consigo escolher de qual gostei mais, por isso gostei dos dois na mesma medida. Complexos e cheios de dúvidas e segredos, Coralie e Eddie são excelentes narradores, que conseguem prender o leitor ao enredo de uma forma muito agradável. Acabei por estar sempre na expectativa em relação ao que viria a seguir, mas sempre sem querer ler muito de cada vez, para aumentar o suspense e prolongar a leitura deste livro, que foi um prazer. Quanto às outras personagens, também são todas interessantes e complexas, todas necessárias para o enredo. Gostei muito de Maureen, principalmente.

No que diz respeito ao enredo, gostei de todos os momentos, principalmente em relação ao mistério em volta do desaparecimento de Hannah Weiss, do museu em si e da relação entre Coralie e Eddie. Também gostei da forma como a História das cidades presentes no enredo está presente, mostrando a luta das classes trabalhadoras, principalmente da classe feminina e da luta por melhores condições a todos os níveis, sociais, económicos e de dignidade.

Esta é uma história de procura de redenção, de procura da verdade, da procura da liberdade e da luta pelo amor, seja ele qual for. É uma história muito bonita, mas que também apresenta uma grande dose de outros elementos mais negros e sombrios, transformando-a num belo romance a chegar-se para o gótico. 

Sem dúvida um dos melhores livros que li até agora, recomendo totalmente. Espero que seja editado por cá, porque é maravilhoso e de certo que terá muitos leitores, porque é uma história deveras apaixonante, que transmite uma grande força e uma grande resistência em lutar por algo melhor e que tenha significado. 

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Boa.
    Parece ser um livro bem interessante. Gostei da opinião.

    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      mesmo muito interessante. Recomendo =)
      Muito obrigada.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. olá Maria Rita,

    obrigadaaaaa, estive para mandar vir este livro há já algum tempo mas tive algum receio, ng o conhecia, não vi nenhuma opinião,

    pronto já fiquei convencida, gostei muito da review/ opinião

    vou jáaaaa encomendar

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      eheh, fico contente por te ter influenciado nesta decisão importante! Espero que gostes muito, assim como eu gostei.

      Por vezes também fico na dúvida quando vou às compras e não tenho feedback anterior sobre determinado livro.

      Espero pela tua opinião =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Bem depois de ler o teu comentário faço mesmo votos para que seja publicado por cá, pelo que percebi temos mesmo um grande livro, excelente comentário ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Fiacha,

      também espero, para depois podermos conversar sobre ele. É uma grande e bela história, muito peculiar.
      Muito obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar