domingo, 21 de junho de 2015

A Música do Silêncio, de Patrick Rothfuss

Mais um bom livro que leio deste autor. Fiquei completamente apaixonada pela sua escrita e pela narrativa de Kvothe em O Nome do Vento e depois em O Medo do Homem Sábio e foi com grande gosto que esperei pela leitura deste A Música do Silêncio.

Sinopse:

Sob a Universidade há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem da sua existência: uma rede descontínua de túneis antigos, corredores serpenteantes e salas abandonadas. Ali, no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem.

O seu nome é Auri, e é uma jovem cheia de segredos.


A Música do Silêncio é um vislumbre breve e agridoce da sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história oferece-nos a oportunidade de ver o mundo pelos olhos de Auri. E dá-nos a oportunidade de conhecer algumas coisas que só ela sabe...


Neste livro, Patrick Rothfuss leva-nos ao mundo de uma das personagens mais enigmáticas da série A Crónica do Regicida


Repleto de segredos e mistérios, A Música do Silêncio é uma narrativa sobre uma jovem ferida a tentar viver num mundo destruído. (in Goodreads)

Opinião:

Em A Música do Silêncio, encontramos Auri como personagem principal. Aquela rapariga estranha e diferente que habita os telhados e os subterrâneos da Universidade aparece aqui como o grande personagem e somos apresentados à sua forma de ver o que a rodeia, o que é bastante interessante. Auri é diferente; parece não bater certo e ter um comportamento estranho; a sua forma de estar e de interagir é muito particular; e é isso tudo que a torna tão interessante e misteriosa. Eu gostei muito de ler este pequeno livro e de ficar a conhecer algumas das particularidades do dia a dia de Auri e da parte subterrânea da Universidade: a Subcoisa.

Gostei muito da história e da belíssima forma como está composta. Mais uma vez encontrei uma certa magia na escrita do autor, que já tinha encontrado nos outros seus livros, e que me deixa sempre agradada e satisfeita. No entanto, existe um certo desconforto na história, que é propositado: o dia a dia de Auri é praticamente igual; as suas tarefas são iguais ou semelhantes durante o período de tempo mostrado na história. E mesmo que isso seja fundamental para um bem maior, como é referido brevemente e misteriosamente, acaba por quebrar o ritmo da narrativa, em parte. E é o único ponto menos positivo que tenho a referir sobre esta obra. 

Fiquei contente por voltar à Universidade e ao mundo de Kvothe e apesar de ele não aparecer, ele acaba por ser parte integrante da história. Também gostei de ficar a conhecer melhor Auri, que é tão interessante e tem tanto para oferecer, com um passado que promete uma boa história. 

Achei muito interessante o facto do autor ter escrito uma nota introdutória e uma nota final. Estão ambas fantásticas e contextualizam perfeitamente a história. O autor faz uma auto-avaliação muito correta da sua obra e põe todos os "pontos nos ís" em relação ao que escreveu e a possíveis comentários sobre a obra.

Recomendo vivamente, principalmente para quem já leu os outros livros do autor. Talvez não seja grande ideia começar por este se ainda não leram os outros, por causa da contextualização desta história em relação às outras. Portanto, se ainda não leram O Nome do Vento e O Medo do Homem Sábio, façam-no e depois leiam este, que é um mimo e que serve de complemento à história principal. Se gostam da Auri, aqui têm uma boa história. Se não gostam, aqui têm uma boa história sobre a Universidade e os seus mistérios. Esta é mais uma excelente obra do autor!

NOTA (0 a 10): 9

4 comentários:

  1. Olá,

    Um livro que gostava bastante de ler, quem sabe quando passar para digital, pois adoro este universo e claro esta personagem, tão cativante logo tenho que esperar mais um pouco e ler, tal como já tenho o 3 do Lynch mas à espera de vez :D

    E sabes quando está previsto novo livro ? Já tenho saudades :D

    Fiquei curioso sem duvida

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      sim, acho que fazes bem. O livro tem ilustrações muito belas, não mencionei no texto, mas são cruciais para a narrativa. É o que mais personalidade dá ao livro. A Auri é mesmo uma personagem fascinante e enigmática. Agora é esperar mais sobre a trilogia =D

      O terceiro do Lynch é outra maravilha, já sabes =)

      Ainda não... acho que não há ainda data nenhuma... também eu! Quero muito ler mais sobre o Kvothe!

      Ainda bem =P

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  2. Miss Lamora, você descreveu perfeitamente a sensação que tive ao ler esse livro. É mais uma amostra do excelente escritor que o Patrick é. Não vejo a hora do Patrick continuar com a história do Kvothe.

    Bjos e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cassiana,

      muito obrigada. Foi o que senti enquanto estava a ler o livro e depois, ao escrever a opinião. Patrick é maravilhoso e espero que ele continue brevemente na senda de Kvothe =)

      Bjs! Boas leituras =)

      Eliminar