domingo, 3 de maio de 2015

Os Vingadores - A Era de Ultron

Fui ver o filme, cheia de expectativa para mais uma nova aventura destas personagens cheias de vivacidade. Um dos filmes mais esperados do ano, com imensa publicidade em redor e toda a história que a Marvel tem e nos dá...só podia ser um sucesso! E é, à sua maneira. 

Neste capítulo, os Vingadores tem uma nova ameaça para enfrentar, ameaça essa que veio de dentro do grupo. Depois de desmantelarem uma rede de experiências cientificas que tinham como base o ceptro de Loki, utilizado por este no filme anterior dos Vingadores, Tony Stark vai até à sala das experiências para tirar o ceptro e acaba "contaminado" por uma das visões que a Bruxa Vermelha lhe deixa ver: todos os Vingadores mortos, menos ele, e também o mundo morto, atacado por criaturas de metal que estavam a ser construídas naquele local. Assim, Tony Stark começa a desenvolver a ideia de criar uma super máquina de protecção contra todos os ataques, com a ajuda de Banner: Ultron. O que eles não sabiam era que Ultron tinha vida própria e que em vez de ser uma protecção, acaba por tornar-se uma ameaça, para eles e para toda a humanidade. 


É neste contexto que a equipa vai actuar e fazer tudo para parar Ultron, as suas ideias e as suas máquinas. Mas além disso, têm também de lutar contra a desconfiança entre eles. 

Pois bem, o contexto está interessante, tem um pano de fundo rico e com várias questões éticas por trás, bem como cientificas; as personagens estão bem, como de costume, cheias de personalidade e carisma, presenteando-nos com o seu humor característico e com momentos de tensão; o ambiente está bem escolhido e bem desenvolvido; o enredo é forte; o aspecto visual é fantástico; a banda sonora também (Danny Elfman!!!); tudo é interessante. 

Mas falta algo. Senti a falta de algo. O filme tem muito; está cheio de muita acção, muita informação...podia ter havido menos, mas mais envolvimento das personagens, mais tensão emocional (que só aparece nas partes finais). A primeira parte apresenta um bom começo, mas depois fica um bocado estagnada e só se vê um desenvolvimento mais crucial na segunda parte, que é de longe melhor do que a primeira. Devido ao ritmo frenético em que muitos dos acontecimentos se desenrolam, senti que houve muitas coisas que ficaram pelo caminho: coisas importantes, que podiam ter sido devidamente exploradas de modo a criar um ambiente mais realístico e menos fantástico. A parte dramática entre as personagens podia ter sido melhor explorada, em como as relações entre elas. E depois há uma falta imensa...a maior de todas, no meu ponto de vista. E eu não vou dizer aqui qual é, apesar de vocês já estarem a imaginar ao que é que me estou a referir.


Quanto ao vilão posso dizer que é interessante, tem poder, tem carisma e o seu factor de impacto é mesmo a voz de James Spader. Gostei imenso das cantigas dele, e da parte em que apareceu no salão depois da festa, como se fosse uma marioneta de metal com uma cara parecida com uma abóbora lanterna. Grande entrada em cena.
Também gostei das novas personagens: Pietro Maximoff (Quicksilver) e a sua irmã, Wanda (Bruxa Vermelha, que estava bem para ser a Melisandre, da Guerra dos Tronos/Crónicas de Gelo e Fogo). Gostei da entrega dos actores às suas personagens e do cariz fraternal que trouxeram para o ecrã, com grandes momentos de tensão, de acção e de emoção. 

Em relação aos membros da equipa estão todos bem, equilibrados. Gostei bastante do relevo que deram ao Arqueiro e à relação entre a Nat e o Hulk. 

Gostei dos momentos de humor protagonizados por questões como "quem consegue levantar Mjolnir?" e em relação a certas questões de linguagem, principalmente entre o Stark e o Capitão América. 

Gostei bastante do começo e do desenrolar da segunda parte. Espero que os próximos tragam mais enredos interessantes e poderosos, com mais ênfase em aspectos mais humanos do que fantásticos (isto em termos visuais e de acção). E espero que para o próximo apareçam certas personagens. 

Em suma, um bom filme de acção e aventura, que podia ter sido melhor.

NOTA (0 a 10): 6

2 comentários:

  1. Ois,

    O que mais gosto de ver é que gostas mesmo de cinema, fazes muito bem convém variar um pouco ehehe, pena não ter sido um filme que te encheu as medidas, por vezes vamos com as expetativas elevadas e depois corre mal, mas seguir em frente :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      gosto muito. Verdade =P
      Estava à espera de encontrar uma certa personagem aqui e isso foi o que mais me decepcionou. No entanto houve outros aspectos, que mencionei, que me fez ficar com esta opinião. É uma história morna, para algo que podia ter sido mais bombástico. É isso =D

      Bjs!

      Eliminar