domingo, 10 de maio de 2015

O Pintor de Sombras, de Esteban Martín

Há bastante tempo que andava com este livro debaixo de olho e foi com grande agrado que o encontrei numa promoção das revistas. Depois de ter estado algum tempo na estante, decidi pegar nele e é com grande animo que posso dizer que foi uma excelente leitura.


Sinopse:

QUEM QUER INCRIMINAR PICASSO? RESTARÁ ALGUÉM EM QUEM ELE POSSA CONFIAR? Barcelona, finais do séc. XIX. Um dos maiores génios artísticos de todos os tempos é revelado ao mundo: Picasso. Desde criança que o seu talento irrequieto é avassalador. Picasso é um jovem rebelde que cedo vê os seus estudos académicos serem prejudicados pela sua irreverência. Depois de se apaixonar loucamente por uma mulher, ela abandona-o sem deixar rasto. Ela era a sua musa, a sua inspiração, a primeira mulher que amou verdadeiramente na vida. De coração partido, Picasso começa a procurar consolo na vida boémia e nos bordéis da rua Avignon. Mas tudo se complica quando alguém parece seguir os seus passos, deixando entre as prostitutas um rasto de mortes violentas que apontam Picasso como o principal suspeito. Uma por uma, as estranhas mortes vão-se tornando cada vez mais violentas e assemelham-se em tudo às que 10 anos antes assombraram as ruas de Londres. Poderá Jack, o Estripador, ter chegado a Barcelona? (in Saída de Emergência)

Opinião:

Gosto muito de livros de suspense e thrillers e este encontra-se na lista dos mais interessantes que li. O autor conseguiu criar uma história bastante boa, bem contextualizada e cheia de mistério, com personagens fantásticas, bastante reais (algumas mesmo reais, como é o caso de Pablo Picasso e outros pintores que aparecem ao longo da narrativa), um ambiente de cortar a respiração, descrições muito palpáveis e arrepiantes e um desenlace bastante agridoce.
Eu gostei muito deste livro por tudo isso. É uma história forte, cheia de personalidade, onde a realidade se cruza com a ficção, de uma forma perfeita. Encontrei aqui duas das minhas personagens literárias favoritas, que muito trazem à narrativa, sendo essenciais para a sua mestria. Não vou referir quais são porque é uma das mais valias deste livro e não quero estragar a surpresa dos leitores. Descubram por vocês mesmos! 

Pablo Picasso é aqui retratado de uma forma bastante convincente e a história é como se fosse uma retrospectiva da sua história de vida, ou pelo menos de uma parte desta: a sua juventude e o que aí lhe aconteceu que o tornou um pintor tão único, com uma visão tão crua e até cruel, mas cheia de sentimento e emoção, do mundo ao seu redor. Fiquei com imensa curiosidade de saber mais sobre a sua obra e fui pesquisar, principalmente sobre o quadro que serve de mote para a história: As Meninas do Avignon.

Também apreciei bastante a forma como o ambiente foi descrito e colocado ao serviço da acção. Aprendi a percorrer as ruas de Barcelona de uma forma imaginária com os livros de Zafón e este livro foi mais um guia para eu percorrer estas ruas. Encontrei-me nalgumas que aparecem n' A Sombra do Vento, só que alguns anos antes (a história decorre no final do século XIX e inícios do século XX). Foi um prazer poder fazer esse percurso, desta vez com a ajuda de outras personagens, também elas riquíssimas e carismáticas.

Existe alguma brutalidade nas descrições de alguns dos acontecimentos narrados, mas há também uma grande poesia na forma como estão descritas. É como se o leitor estivesse lá, não só nesses momentos, mas em toda a narrativa. Quando isso acontece é fantástico, porque é sinal que o autor conseguiu criar um ambiente rico, perfeito e palpável. Os meus parabéns por tal feito! 

O mistério em si é bom. Jack, o Estripador, vai ser sempre uma figura incontornável do mistério passados no século XIX e um bom vilão. Esteban Martín conseguiu entrelaçar bastante bem esta personagem vinda da Inglaterra com as outras personagens, inglesas e espanholas. 

Recomendo sem reservas. A história é excelente, a leitura é fluída. Não existem momentos parados, o contexto histórico é rico e tem bastantes detalhes, que nos fazem conhecer mais da cultura, da sociedade e da História de Barcelona daqueles tempos, bem como da inglesa, a dado momento. Também a nível gráfico é muito bom: uma capa bonita, cheia de mistério; um interior cuidado e bonito. Os parabéns à Saída de Emergência por mais uma obra literária de excelência.

NOTA (0 a 10): 10

7 comentários:

  1. Olá Maria Rita

    Parece set uma excelente leitura

    Já apontei o nome para comprar na feira do livro

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      eu gostei muito. É fluída e muito bem contextualizada, com grandes momentos de acção.

      És capaz de encontrar na banca da SdE por 5 euros, como eles costumam fazer =D

      Beijinhos

      Eliminar
    2. obrigada Maria Rita, vou fazer isso mesmo :)

      bjinhos

      Eliminar
  2. Ois,

    Penso ter este livro ainda por ler, não tenho bem a certeza, agora não tenho é a menor duvida é de leitura obrigatória, gostei bastante do teu comentário :)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      tens de ver nas tuas estantes. É muito bom; cheio de mistério e de uma prosa excelente. Muito obrigada =)
      Depois diz-me se o tens por aí =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Eu gosto de vários tipos de livros com esse choque de realidade e fantasia. Esse me chamou a atenção justamente por isso. Sou um tanto fã da arte (mesmo que Picasso não seja meu pintor favorito), e acho que iria gostar muito deste livro.
    Gostei muito do modo que você faz a resenha. Dá pra entender facilmente, tudo muito bem colocado.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um excelente livro. Um thriller com tudo o que tem direito a ter. Espero que gostes.
      Obrigada. Vou passar pelo teu blog.

      Eliminar