domingo, 5 de abril de 2015

O Livro dos Perfumes Perdidos, de M. J. Rose

Há algum tempo que andava com este livro debaixo de olho e aproveitei uma promoção da Bertrand para o adquirir. Meses depois decidi pegar nele e ainda bem que o fiz, porque o livro é maravilhoso. 


Sinopse: 

A família L'Étoile detém uma das perfumarias mais antigas de Paris, a Maison L'Étoile. Jac e Robbie, irmãos, vêem-se a braços com dívidas para pagar e muitas são as opções para resolver o assunto, mas Robbie não quer desfazer-se de nada da perfumaria, na tentativa de descobrir o paradeiro de um livro que é uma lenda e que estaria com a família desde a década de 1780, livro esse pertencente a Cleópatra, que teria todas as fórmulas dos seus perfumes, feitos na fábrica mandada construir por Marco António, e onde estaria a fórmula de um perfume que ajudaria a relembrar vidas passadas, mandado criar pela rainha ao seu perfumista. Jac tem uma particularidade: consegue cheirar e descodificar todos os componentes de todos os perfumes e também consegue ter vislumbres de acontecimentos de vidas passadas. Robbie segue os ensinamentos tibetanos. Ambos têm ligações a estas crenças. 

Mas quando Robbie descobre, no laboratório da perfumaria, um conjunto de cacos com hieróglifos, tudo se altera nas vidas dos irmãos e o que parecia uma simples descoberta torna-se num pesadelo que envolve a máfia chinesa, polícia e lamas do Tibete. 

Uma fabulosa história sobre um amor impossível que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço, sobre reencarnação e sobre questões políticas, tudo em conjunto com uma passagem pelo mundo da perfumaria, por Paris e pela China. Maravilhoso!

Opinião:

Esta história mostrou-se como uma das melhores que li até à data, neste ano. A narrativa é fluída, cheia de suspense, acção, romance, teorias fantásticas e momentos de grande tensão. Tem também descrições muito boas, simples, sem grandes floreados, mas que descrevem na perfeição. Fiquei a conhecer as catacumbas de Paris como se lá estivesse estado...parecia que estava lá, numa visita guiada, ou a ver um programa de televisão. Muito bom! Também as descrições políticas e históricas estão muito boas, demonstrando que a autora estudou bem o tema e o contexto. Fiquei a conhecer mais sobre os costumes tibetanos e sobre ideias chineses e também fiquei a conhecer alguns aspectos da religião egípcia antiga. Também gostei bastante dos momentos passados na Revolução Francesa, que estão muito bem elaborados, mostrando a crueldade de muito do que aconteceu nesse período. Aqui está a prova de como é possível escrever uma história breve, stand-alone, com qualidade e que abarca uma vasta quantidade de conceitos e temas. O livro não é apenas sobre um tema; tem vários e todos se encaixam entre si, de uma forma perfeita. Também tudo o que é sobre os perfumes está muito bom. É como se fosse possível cheirá-los como se se estivesse lá com as personagens, a cheirar as essências. Em alguns momentos é como se se estivesse dentro do livro O Perfume. Só mostra a mestria da autora.

Gostei muito das personagens. Todo o leque é bastante rico, complexo e humano. Não há personagens "pré-feitas" nem desnecessárias. Todas têm um papel, um lugar a preencher e todas têm história. Isso é importante para que a história faça sentido em todos os campos. Gostei bastante de Jac e de Robbie, bem como de Griffin e Xie e das personagens das vidas passadas: Thoth, Iset, Marie-Genevieve e Giles.

O romance entre Jac e Griffin é muito bom. Bastante complexo e um tanto sofrido, que se funde com os romances das suas vidas passadas de uma forma perfeita. O ciclo que acontece ao longo do tempo e como se encerra está muito interessante. 

Não é o primeiro livro com este tema. Também li e gostei muito do livro Em Nome da Memória, de Ann Brashares, que conta a história de Daniel, um rapaz que consegue lembrar-se de todas as suas vidas passadas desde sempre e que anda sempre à procura do seu primeiro amor, da mulher que acabou por matar no início. Gostei mais desse, mas a história deste é diferente. Tem mais acção e suspense. Isto para dizer que é um tema bastante interessante de acompanhar na literatura. 

Em suma, aqui está uma das melhores leituras do ano, até agora. Um livro diferente, com uma escrita fluída, um contexto perfeito, bastante bem delineado, personagens fortes, enredo forte, acção, drama, suspense, humor, uma história de amor eterna, bonita e cheia de história. Recomendo vivamente a todos os que gostam de uma boa história e de uma boa dose de emoção! Não percam esta história, porque é muito boa. Excelente livro! Espero ler mais obras da autora.

NOTA (0 a 10): 10

12 comentários:

  1. Viva,

    Não fosse a tua opinião e o livro passava-me totalmente ao lado, mas agora fiquei curioso, registado a tua recomendação ;)

    Bjs, boas leituras e boa semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      Ainda bem que ajudei a que o livro não te passe ao lado, é mesmo muito bom! Espero que gostes =)


      Bjs e boas leituras! Boa semana também =)

      Eliminar
  2. Não conhecia o livro, mas também fiquei com ele debaixo de olho. Gostei da tua opinião, parece ser uma boa leitura. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa despercebido e agora tem uma sobrecapa com desenhos egípcios mas eu gosto mais da capa "original", que é esta que está na imagem.

      Muito obrigada =)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Maria Rita,
    Também o vou começar a ler, e com esta opinião , não tenho dúvida nenhuma de que vai ser
    uma grande leitura,

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      já começaste? Que tal?
      Espero que gostes. Eu gostei muito.

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá,
    Adorei a tua opinião. Fiquei muito curiosa para saber mais e a capa é linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada. Tem, de facto, uma capa muito bonita. Agora puseram-lhe uma sobrecapa mais egípcia, mas acho a original mais bonita. Espero que gostes do livro =)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Amei e já quero.

    Vanessa - www.closetdelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar