sábado, 27 de dezembro de 2014

The Paper Magician, de Charlie N. Holmberg

Esta foi uma excelente surpresa! Lido através da Net Galley, demorou um bocadinho porque foi leitura digital. Se não fosse, teria sido mais rápida! 


O livro conta a história de Ceony Twill, uma jovem aprendiz de mágica, que depois de sair da escola de magia é obrigada a enveredar pelo caminho da magia de papel, em detrimento da sua favorita, uma vez que havia falta de mágicos de papel. Assim, vê-se na casa de um mágico um bocadinho excêntrico que se torna no seu professor: Emery Thane, mágico de renome, bastante novo para a profissão e para o destaque no clã de mágicos. Ceony, depois de conhecer o seu professor e a sua magia, começa a sentir uma certa atração por ele. Começam a sua rotina, Ceony sempre a aprender, até que começa a descobrir pequenas coisas estranhas na vida de Emery: saídas secretas e perigosas. Até que tudo se altera e ela vê-se numa jornada estranha e mágica que a leva a questionar tudo e todos e a fazer tudo o que não esperava fazer.

Bem...é uma história bastante interessante. Um tanto diferente, por vezes um bocado estranha, na medida em que as dimensões da realidade nem sempre existem e são alteradas. Isso só faz com que a história seja ainda mais interessante e mágica. A autora conseguiu criar, num mundo bastante simples, um contexto complexo, diferente e mágico. As magias são bastante simples, práticas e usuais; os locais existem de verdade; há contexto histórico. Mas o modo como a autora enredou isso na sua finalidade de criar uma história única e diferente foi bastante inteligente e interessante. Gostei da imagem que ela criou do coração humano e de como este funciona e do que contém. Muito bem!

Depois, temos as personagens. No início podem parecer um bocadinho planas e as secundárias até podem ser, pelo menos a maior parte. No entanto, à medida que a história progride, é possível acompanhar as personagens e descobrir os seus segredos, as suas motivações. Nem tudo fica esclarecido, deixando antever algo que possa aparecer nos volumes seguintes, e que também deixa ficar um mistério no ar e respostas por responder, criando uma rede de possibilidades que ajudam a fomentar histórias paralelas ou hipóteses. Nem tudo pode ser dado de mão beijada, e o que fica nas entrelinhas também é importante e estimula o pensamento. Gostei bastante de Ceony, uma rapariga valente e forte, cheia de determinação. Também gostei de Emery, sempre misterioso...No que diz respeito à vilã, apesar desta ter sido interessante e de ter gostado dela, poderia ter sido mais má.

Uma vez que a magia é um campo muito retratado na literatura, é sempre com agrado que aparece algo diferente e original. As magias aqui apresentadas são feitas apenas em materiais feitos pelo Homem. Pelo menos as magias legais. Há uma escola de mágicos que depois são escolhidos ou escolhem qual a área da magia que querem escolher (de acordo com o material: papel, vidro, plástico...). Essas magias têm utilidades diárias e reais na sociedade. A sociedade reconhece-as. O contexto da história é a Inglaterra do ano de 1901, mas fica subentendido que seria assim pelo mundo todo.

É um livro pequeno, com uma história simples, mas cheia de magia e imaginação. No fundo, é uma bela metáfora para o amor, para a força de vontade e para a realização dos sonhos. Com um travozinho steampunk à mistura, acabou por ser um favoritos do ano! Agora é ler o segundo, que espero que seja tão bom ou melhor do que este! 


Citações:


Make it whole, and it will rise whole. That's your first lesson of the day. p. 29

- I'm in his heart," she said to Fennel. "I never left it, so this must be part of it. I'm seeing his heart, but...how do I get out of it? I can't help him from in here!  p. 103

Everyone has a dark side! But it’s their choice whether or not they cultivate it. 



NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Ois,

    Bem temos livro e aqui está uma excelente prova de que não é necessário uma saga / trilogia para escrever um bom livro, muito bem :)

    Pena ser só em ingles :(

    Bjs e bom ano :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      este é de uma trilogia. A seguir é The Glass Magician (o mágico de vidro) e depois é outro cujo nome ainda não sei. Mas sim, é um bom livro =)

      Pode ser que editem em português =)

      Bjs! Bom Ano! =D

      Eliminar
  2. Olá!

    Este livro ficou-me debaixo de olho. Parece ter uma história interessante!

    Beijinhos e boas leituras! E bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !

      A história é mesmo interessante! Tenta ver se ainda está no Net Galley =)

      Bjs, boas leituras e bom ano! E aparece sempre =)

      Eliminar