quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos

Hoje venho até vós para vos contar sobre um filme. Já foi há alguns dias que fui vê-lo ao cinema, mas só agora deu para escrever a opinião.

Foi com enorme expectativa e alegria que fui ver o terceiro filme do Hobbit. A jornada e batalha pela Montanha Solitária tinha tudo para dar num bom filme e deu.


Neste filme, as personagens iniciam a sua jornada do ponto final do filme anterior. A maior parte dos anões na Montanha, mais o Bilbo, Kili e outros na Cidade do Lago, Gandalf e Radagast em Dol Guldur e outras personagens noutros pontos. Temos Smaug como terror e também o Orc Pálido e muitos mais orcs. Depois de chegarem ao tesouro, o maior problema será mantê-lo e se a viagem parecia difícil, a resistência é muito mais ardua. Assim, todas as personagens encontram-se num cenário bastante complicado neste filme, tendo como principal objetivo, manter o tesouro.


Pois bem, o filme é bom. Sem dúvida alguma. Peter Jackson conseguiu fazer o que podia com o conto de Tolkien, que tem uma narrativa um tanto diferente da trilogia d' O Senhor dos Anéis, uma vez que O Hobbit foi escrito com um teor muito mais simples e até infantil. Jackson deu à história um pouco mais de drama, perigo e emoção. Conseguiu, apesar de pensar que poderia ter feito um bocadinho melhor. Apesar do filme estar bom, sinto que faltou alguma coisa. Faltou alguma densidade nos diálogos, talvez até mais diálogos, mais interação entre as personagens para além da batalha. Também faltou alguma emoção nas cenas mais principais ou de maior emoção. Toda a cinematografia está maravilhosa, mas senti que faltou aquela emoção que existe em O Senhor dos Anéis. Aquela emoção que se sente quando Frodo e Sam estão a subir o Monte da Condenação e o portador do Anel cai e Sam dá-lhe animo...essa emoção ficou a faltar. Não vou aqui a escrever spoilers, mas principalmente em duas cenas, essa emoção poderia ter estado presente...
Também fiquei a sentir a falta de mais desenvolvimento em alguns segmentos do enredo, como por exemplo, depois de Dol Guldur...Galadriel e Elrond... (já que quanto a Sauruman ficou implícito para onde ele foi...)...
Talvez até um pouco mais de tempo poderia ter solucionado estas questões que aqui apresento. Neste tipo de filme não há problema em ser longo e conter tudo. Destes três, o segundo é o meu preferido porque é o que apresenta uma história mais diversificada e porque têm mais do que referi neste parágrafo como falta neste filme.


Tirando isso, a banda sonora está fantástica, sendo talvez a melhor dos três filmes. Gostei muito dos aspetos visuais, das sequências, dos ambientes, do guarda roupa. Gostei muito das representações, especialmente dos atores principais: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Lee Pace, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Christopher Lee, Evangeline Lily, Aidan Turner, Dean O'Gorman, Luke Evans, Orlando Bloom.


Os elfos "roubaram a cena"...sempre que eles apareciam o filme tornava-se mais interessante. Talvez porque traziam ação e emoção às diferentes cenas. Ainda bem que Legolas apareceu e inventaram a Tauriel, pois ajudaram o filme a ser bom.
Gostei também da metáfora sempre presente e que mais uma vez aparece em força: a ganância não leva a lado nenhum interessante. O dilema vivido por algumas das personagens está muito bem representado, tal como acontece nos outros filmes deste universo e nos livros. Peter Jackson conseguiu, mais uma vez, apropriar-se da história, da sua mensagem, do seu todo, e criar um filme muito bom. 


É sempre bom voltar à Terra Média. É sempre um prazer e uma alegria. Mesmo que haja alguma falta, acaba-se por deixar isso para trás...está-se na Terra Média e isso é bom. Agora era fantástico que Peter Jackson optasse por continuar na Terra Média, apresentando-nos O Silmarillion ou Os Filhos de Húrin, ou alguma das histórias presentes no primeiro. Era algo maravilhoso, uma vez que estes livros têm histórias bastantes fortes e emocionantes. Vamos esperar! E, enquanto isso, vamos vendo estes filmes! Quem ainda não foi, vá! =) 

NOTA (0 a 10): 9,5

2 comentários:

  1. Ois,

    Bem qualquer dia tenho que fazer uma sessão de ver os filmes todos de seguida ehehe

    Fico contente que tenhas gostado, sem duvida que regressar a terra média é sempre um prazer :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Acho que é isso mesmo que deves fazer. No sábado passado passou o primeiro na SIC. Mas agora que já há os três, podes fazer uma maratona =D

      É sempre, sem dúvida =)

      Bjs!

      Eliminar