domingo, 7 de dezembro de 2014

Besta, de Scott Westerfeld

Este é o segundo livro da trilogia Leviatã, de Scott Westerfeld.

Depois de ter lido o primeiro há alguns meses e de ter ficado muito agradada, decidi agora retomar as aventuras de Alek e Deryn.


Neste volume, o Leviatã segue viagem para a Turquia, para que seja resolvido o imbróglio diplomático causado pela usurpação, por parte do Almirante Churchill, do navio de guerra prometido aos turcos, incluindo também o animal seu companheiro de nome Beemoth (Besta; um género de Kraken mais poderoso). Depois de vários contratempos, Alek e Deryn são separados e os seus caminhos bifurcam-se, estando sempre presente o dever de ajudar a nação ou tentar travar a guerra.

Pois bem, este é mais uma fantástica aventura passada neste mundo Steampunk, onde a História se enterlaça com a ficção alternativa. O primeiro livro foi muito bom e esperava que este fosse tão ou melhor do que esse. Acabei por gostar ainda mais deste.

As personagens continuam fantásticas, tanto as que já conhecemos como as que vão aparecendo ao longo da história. Existe uma maior fluidez a nível do enredo; não existem tantos termos mais técnicos ou tantas explicações mecânicas ou darwinistas, existindo mais espaço para a ação, para a intriga e para o desenvolvimento das personagens, tanto a nível individual como a nível das suas relações. Gostei imenso das novas personagens. Não sei se vão aparecer no próximo, mas foram fulcrais neste volume! Em especial, gostei imenso do jornalista Malone...um jovem cheio de estilo!

Também gostei de ver a evolução do relacionamento entre Deryn e Alek. O autor soube levar bem a história deles e espera-se bastante confusão na descoberta do segredo de Deryn, que, espero, seja um dos momentos com mais clímax de toda a trilogia. Vê-los como trio, com a Lilit, foi muito engraçado, uma vez que as situações levaram a dupla a momentos bem interessantes e até hilariantes. A Deryn é muito engraçada!

Também houve mais aspetos emocionais e de maior tensão, o que faz com que a narrativa se torne mais "adulta". Os perigos pelos quais as personagens passam são maiores, bem como as intrigas que fazem com que a trama se torne mais densa.

As descrições de locais, seres e máquinas também estão fantásticas. O autor esmerou-se a nível da imaginação e da contextualização histórica/ficção/steampunk. É um "mundo steampunk" deveras interessante, a meu ver! Que tem como atrativo o facto de ter um fundo bastante grande de verdade e de realidade. É, de facto, possível olhar para o nosso passado e imaginá-lo cheio das máquinas e seres que existem nesta história.

Também quero aqui referir as magníficas ilustrações de Keith Thompson, que nos fazem sonhar e imaginar ainda com maior detalhe o que é descrito e narrado por Scott Westerfeld. Fazem uma dupla fantástica.

Em suma, mais uma boa história de Scott Westerfeld. Espero que o terceiro seja, se não for tão bom como estes, ainda melhor! 


 Ilustrações presentes no livro - Keith Thompson

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Olá Maria

    Se fiquei tão convencida com estes livros após ter lido a tua opinião sobre o primeiro, então agora ainda estou mais ansiosa por os ler. Comprei-os na altura, mas outros se colocaram à frente e ainda não comecei a lê-los.
    Mas vejo que estou a perder ...
    Gostei muito da tua opinião e como tu espero que o terceiro volume seja tão bom como os anteriores, pois mesmo não tendo lido, penso que irei gostar bastante deles.
    Vou puxá-los para a frente.
    Ah e as ilustrações são fenomenais sem dúvida e uma grande mais valia para os livros.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      fico contente por ter ajudado a ficares ainda mais ansiosa para leres esta trilogia. Isso também me acontece. Já os tenho desde o verão. Li o primeiro lá para maio ou junho e agora li o segundo. Falta o terceiro =)

      Tens de os ler, vais gostar. Também espero que sim, é a história promete!
      Fazes bem, depois quero saber o que achas.
      São ilustrações lindas, que dão um cunho único aos livros, como costuma acontecer com os livros ilustrados.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Bem ora aqui está algo que me anda a passar ao lado, tenho que ver se leio e folgo saber que a amiga Caminhante tem os livros ehehee, (temos que estar atentos :D)

    Excelente comentário ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Também acho que eles te andam a passar ao lado. Às vezes estão em promoção na Fnac, o que é de aproveitar.

      Muito obrigada!

      Bjs e boas leituras =)

      Eliminar