domingo, 23 de novembro de 2014

O Último Conjurado, de Isabel Ricardo


Sinopse:

Há sessenta anos que Portugal era humilhado pelos Filipes de Espanha.

É então que um grupo de heróis decide revoltar-se.

1640. O jugo espanhol dura há sessenta anos. Seis décadas de identidade roubada, pátria escondida e falsa lealdade. Mas algo está diferente: fala-se do enigmático Capitão Gualdim, que desafia o poder espanhol pelas ruas de Lisboa enquanto se conspira nas sombras e a guerra contra o domínio espanhol ameaça rebentar. Uma importante parte da nossa História ganha vida em O Último Conjurado de Isabel Ricardo, onde a realidade se cruza com a ficção. Duelos, emboscadas, amores e muito mistério envolvem as principais personagens, três jovens cavaleiros que vivem todo o tipo de aventuras. Um romance histórico que representa com rigor os factos ocorridos neste tão importante período da nossa História, enlaçado numa maravilhosa narrativa cheia de suspense. (in Saída de Emergência)
Opinião:

O Último Conjurado é um romance histórico passado na época da Restauração, mais precisamente no ano em questão (1640). Li este livro para a leitura conjunta do Cantinho do Fiacha e ainda bem! Se não tivesse lido com o Cantinho, teria de o ter lido à mesma, pois é um excelente livro!

Sendo de uma autora portuguesa ainda se torna mais relevante a divulgação da obra e os elogios, uma vez que, infelizmente, os autores nacionais nem sempre são aqueles que são mais lidos, geralmente. A autora fez um trabalho notável nesta história (não li, ainda, mais nenhuma obra sua), contextualizando na perfeição todo o ambiente e todas as personagens, juntando a ficção à realidade histórica, com personagens reais e imaginadas. Parabéns!

A história centra-se em torno do Capitão Gualdim e da sua misteriosa identidade, sendo este uma espécie de justiceiro português, que luta contra o Estado Espanhol e contra as suas medidas, em favor do povo e da nobreza lusitana. Uma vez que ninguém conhece a sua identidade, torna-se natural que comece a existir no leitor aquele surgir de várias hipóteses e teorias, o que torna a leitura bastante motivante e fluída. Mas nem toda a história é sobre ele.

Os conjurados estão também presentes e muito influentes ao longo da narrativa, em especial três deles: D. Pedro, D. Afonso e D. Diogo. Estas personagens (fictícias) são o elo entre todas as personagens da narrativa e são muito interessantes! Com personalidades bastante diferentes e todos eles vivaços e inteligentes, tornam-se rapidamente em três bravos jovens aventureiros que dá gosto acompanhar ao longo das suas demandas.

Também existem outras personagens, que, não indo aqui nomear todas elas, devo referir: Laura, Sem Pavor e a dupla D. Manuel e D. Cristóvão Vilar. Personagens inteligentes e que mexem com o leitor!

Gostei muito da história. Achei-a um mimo, repleta de aventuras, suspense, momentos de aflição e de euforia, e que consegue muito bem dar a conhecer um período tão importante da nossa História. Tem todos os ingredientes nas doses certas, a meu ver. A autora conseguiu transmitir os acontecimentos, criando muitos atrativos e mistério de forma a agarrar o leitor. Para quem gosta de História, como eu, este é um romance histórico perfeito, como tinha referido anteriormente. Uma história leve, digamos, repleta de aventuras e de valentia, como era naquele tempo em que os garbosos jovens andavam sempre à procura de mil aventuras. Fez-me lembrar, em alguns momentos, Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, obra que eu tanto gosto.

Vou, definitivamente, divulgar a todos e incentivar a sua compra e leitura. Uma excelente aposta da Saída de Emergência, que reeditou esta obra muito boa com uma capa bem bonita e um design gráfico interior de extremo bom gosto.

Em suma, uma agradável surpresa! E a participação na leitura conjunta também o foi, com a presença excelente da autora, Isabel Ricardo.


NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Ois miga,

    Bem que excelente comentario com direito a desenho do nosso Capitão e tudo (muito elegante eheheh).

    Foi sem duvida uma agradável surpresa, foi a minha estreia com a leitura de um livro desta coleção, onde temos uma portuguesa a escrever, sobre o nosso portugal e com personagens com nomes bem portugueses, faz falta este tipo de livro.

    A leitura conjunta foi muito fixe, a malta esteve toda bem e acima de tudo a presença da Isabel foi uma mais valia ;)

    No final, alem de uma excelente leitura, ainda acabamos por ficar amigos da Isabel, acredito que irá ficar contente em ver o seu livro aqui divulgado ;)

    Bjs e obrigado por teres participado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha,

      muito obrigada. Gostei muito do livro, que merece um comentário sentido =) Eheh, o Capitão tinha de aparecer, pois claro!

      Sim, uma surpresa muito boa. Já tinha visto o livro com a capa diferente, de outra editora, e tinha ficado curiosa, mas era agora que o tinha de descobrir. Também foi a minha e em grande =)
      Fiquei também curiosa com os outros títulos.

      Muito fixe! Produtiva, cheia de interação e alegria. Gostei imenso =)
      Claro, a presença da Isabel foi, sem dúvida, uma mais valia e uma honra =)

      É isso mesmo. Espero que sim, pelo que a Isabel disse, entretanto, ficou sim =D

      Bjs! Obrigada por teres dinamizado a leitura no Cantinho =)

      Eliminar
  2. Adorei o comentário, o entusiasmo e este desenho também, Maria!

    Foi um prazer conhecer-te ao longo da leitura conjunta do meu livro!

    Beijinhos e obrigada! :)
    Isabel Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel =)

      Muito obrigada, Fico muito feliz pelas palavras!

      Também foi um prazer e espero que continuemos a participar nas outras atividades do Cantinho =)
      Foi um prazer ler O Último Conjurado, que fica para sempre no meu coração =)

      Beijinhos e obrigada, também!

      Eliminar
  3. Olá Miss Lamora :)

    Já me juntei ao teu blog para estar a par das novidades. Eu ainda não conclui a leitura, mas está para breve. Concordo com o teu comentário ao livro, pois para mim também foi uma suspresa agradável. Pela parte que me toca também fujo sempre dos autores nacionais, nem sei bem porquê... Só no ano passado, mais ou menos por esta altura é que me apercebi disso, quando fui ver as minhas leituras de 2013 no blog e vi que autores nacionais estavam escassos. Este ano já tentei corrigir e penso que até não correu mal. Sem dúvida que adicionar a Isabel Ricardo às descobertas literárias deste ano foi uma boa aposta :)

    Esta foi a minha primeira leitura conjunta, tanto no cantinho como em geral, porque não costumos gostar nada de ler "com regras". Mas fez-se muito bem e espero repetir :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá S pinelli =)

      espero que te divirtas. Também já me juntei ao teu e tenho de ir lá comentar também. Eu por vezes também não leio muitos autores nacionais, porque não tenho encontrado muito dentro dos meus interesses, como o Romance Histórico ou o Fantástico. Porém, tenho descoberto alguns, principalmente desde que participo no Cantinho e tenho ficado muito contente =) Este é excelente, cheio de aventuras, mistério e muito bem contextualizado. E temos sempre a mais valia de ficar a saber mais sobre a nossa História!

      Eu já participei noutras e tenho gostado muito da experiência. Tenho participado nas do Cantinho, principalmente desde que terminei a Faculdade. Espero que repitas e que gostes =)

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar