sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O Filho das Sombras, de Juliet Marillier



Este é o segundo livro desta maravilhosa história de Sevenwaters. Depois de ter lido o primeiro há alguns meses, eis que decidi ler o segundo. E fiquei bem agradada.


O Filho das Sombras segue a história dos filhos de Sorcha e Hugh de Harrowfield. Niamh, Sean e Liadan, têm pela frente o legado dos seus pais e são parte da roda, sendo a Liadan que cabe o papel de figura principal. Continua a luta pela posse das Ilhas, bem como as disputas internas entre as famílias. No entanto, o que parecia já ter sido esquecido começa a estender os braços e o futuro de Sevenwaters vê-se novamente no meio do nevoeiro. Liadan sente-se puxada por todos os lados e é nela que todas as expectativas recaem. Só que o que estavam a pensar que seria fácil torna-se mais complicado, quando Liadan encontra um valente jovem guerreiro, cheio de mistério e de inimigos. Assim, ela terá de pesar bem as suas decisões.

Não queria estar a fazer um resumo que pudesse dizer muito sobre a história, uma vez que a história é tão bela que nenhum resumo seria adequado e contaria demais. Esta é uma história para ser saboreada, sentida, vivida. Toda a beleza da narrativa presente em A Filha da Floresta está aqui presente. Aquela melodia solitária, um tanto agreste mas envolvente e maravilhosa está novamente presente, desta vez pelas palavras de Liadan que é narradora desta fantástica história.

A narração é perfeita, envolvente e muito sentida. Não foram poucas as vezes em que me emocionei ao longo desta história e também não foram poucas aquelas em que torci pelas personagens e me deixei levar pela narrativa. Aliás, esta foi uma viagem em que me deixei levar em todos os momentos, pois é uma daquelas histórias que prende o leitor (pelo menos, a mim prendeu-me).

Quanto às personagens, pude encontrar caras conhecidas e ficar a saber os seus destinos e o que andam a fazer. Foi com grande gosto que revi Sorcha, os seus irmãos e Hugh (Red). Gostei muito de Liadan, que é uma personagem digna da sua mãe. Também gostei de todas as novas personagens, com especial relevo para Bran, Ciarán e o seu amigo Fiacha, que é bem importante para o desenrolar da história!
Gostei imenso das relações que se vão estabelecendo, ao longo da narrativa, entre as personagens.

No que diz respeito ao desenrolar da história e à forma como os acontecimentos aconteceram para ligar este livro ao anterior tenho a dizer que a ligação está perfeita. Penso que não podia estar melhor, uma vez que tudo faz sentido. Não há pontas soltas e tudo ou quase tudo o que acontece nesta história tem o seu fundamento no passado, ou seja no livro anterior. A sintonia está muito bem feita e existe, por isso, grande harmonia.

As descrições estão de cortar a respiração. Foi possível seguir os passos de Liadan e das outras personagens através de Sevenwateres e de toda a região.

Outro aspeto que quero aqui referir é o facto de, neste volume, serem abordados assuntos de imensa importância para a compreensão da história da família de Sevenwaters, que já me tinha desperto a curiosidade. O que é referido é muito interessante e bem contextualizado. Por falar em contextualização, é também de referir a mestria com que esta história está integrada num período histórico real.

Não consigo dizer qual dos livros gosto mais. São ambos fantásticos, com histórias diferentes, mas interligadas, fortes, sentidas e muito, muito bem escritas. A beleza com que a história, tanto uma como a outra, está escrita é fabulosa. Juliet Marillier é uma escritora completamente fantástica. Os meus parabéns pelas suas belas histórias, que comovem, alegram e emocionam os leitores.

Em suma, uma grande e bela história. Leiam!


Citações:

Não posso fazer com que o seu caminho passe a ser amplo e direito. Há-de haver sempre curvas, e lombas, e dificuldades. Mas posso segurar-lhe na mão e caminhar a seu lado. p.440

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Olá,

    Fico contente que tenhas gostado, ai o que eu gostava destes livros da Juliet mal saiam, sem duvida que eram momentos mágicos ehehe

    Fiacha é um corvo, vamos ver se ainda poderá ser importante no meio disto tudo :D

    Sem duvida um grande livro da Juliet, agora é saberes como tudo acaba :)

    belo desenho, tenho a certeza que sei quem são :D

    Bjs e parabéns pelo excelente comentário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      gostei muito. Mais uma excelente recomendação que eu queria ler mesmo antes de andar nestes caminhos literários que tanto gosto =)
      Isso aconteceu-me com os livros do Harry Potter a partir da Ordem da Fénix...ainda me lembro de ir à noite para a Bertrand...! Maravilha =P

      Espero que apareça mais! Não o pus no desenho, mas espero fazer um com ele e com mais algumas personagens.

      Mesmo; agora é ler o próximo e depois aqueles que a autora escreveu sobre Sevenwaters =)

      Obrigada! Quem são? =D

      Bjs e obrigada =)

      Eliminar
    2. Ois,

      Penso que o último livro que escreveu e que ainda não saiu por cá, está muito bom, mas tens outras sagas igualmente muito boas, Ilhas Brilhantes e Crónicas de Bridei :)

      Deve ser o par protagonista, que bem mereciam estar acompanhados de um corvo sim senhor eheheeh

      Bjs

      Eliminar
    3. Olá,

      o Dream's Pool não é? Aquele que tem um capa com uma rapariga de cabelos pretos e vestido branco, ao pé de algo que parece água?

      Tenho de continuar a de Bridei e tenho a das Ilhas Brilhantes para ler, em versão de bolso =)

      Não é Bran =P pois mereciam, eu sei...e ainda tenho de fazer um com eles =)

      Bjs

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A Liadan é uma excelente narradora (a Juliet é excelente nas narrações). Mais uma história para guardar no coração =)

      Eliminar