segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dei-te o Melhor de Mim, de Nicholas Sparks



Este é o primeiro livro que leio do autor, apesar de já conhecer algumas das suas histórias devido aos filmes. Decidi lê-lo, em parte, por causa do filme e também porque queria mudar um pouco o estilo de leitura. Confesso que foi uma "estreia" boa, que me emocionou (algo com que já contava) e que me proporcionou agradáveis momentos de leitura, onde as emoções estiveram sempre presentes.


Nesta história, o autor dá-nos a conhecer o amor entre Amanda Collier e Dawson Cole. Tendo vivido um grande romance na sua juventude, Amanda e Dawson separaram-se por motivos familiares e sociais. Vários anos mais tarde, com 42 anos, tudo leva a que um encontro entre ambos aconteça e o romance perdido da juventude paira sobre o reencontro. Depois de vários encontros e desencontros ao longo da Vida, Dawson e Amanda parecem ter uma nova oportunidade, estranhamente concedida por Tuck, o homem com que Dawson viveu alguns anos da sua juventude, depois de várias brigas grandes com o seu pai e primos, e em cuja garagem de trabalho os encontros entre Amanda e ele aconteceram.

Não vou contar detalhes sobre a história, porque este é o tipo de história em que os spoilers não são bons. Fiz questão de não ver o filme antes de ler o livro, nem de cuscar o final antes de lá chegar. Apesar de já esperar algo do género, foi com emoção que terminei esta história e com uma sensação de que não havia um final mais apropriado, tendo em conta o título da obra, especialmente.

Gostei muito de todo o enredo. Tem várias personagens e várias partes que se vão encaixando ao longo da história, acabando por todas formarem um puzzle perfeito. Não há pontas soltas, apesar de ficar algum mistério no ar em relação a uma das personagens secundárias, mistério esse que me agradou e me deixou a especular. Penso que até não é assim tanto mistério, no fim de contas.

O romance entre Amanda e Dawson é bastante convincente e tudo o que os rodeia faz sentido. Não é uma história "cor de rosa", antes pelo contrário, pois tem vários aspetos sombrios. Tem personagens bastante violentas, que acabam por dar uma vertente mais negra e corrosiva ao enredo e que são necessárias para o desenlace e também para vários dos acontecimentos ao longo da história. Tem alguns aspetos sobrenaturais que também estão bem entrelaçados no enredo e que dão um ar de mistério a todo o ambiente. As descrições são perfeitas e deixam o leitor imaginar todo o ambiente envolvente, como se ele estivesse lá presente (a descrição da casa de campo em Vandemere é maravilhosa...).

Gostei muito da parte de Tuck e Clara, de todo o ambiente da casa de campo e da forma como isso ajudou Amanda e Dawson a viver mais uma vez o seu amor, num local magnífico, cheio de uma magia especial: o amor imenso de duas pessoas que tudo fizeram para estar juntas, para sempre. Também gostei do amor entre Amanda e Dawson, pois não é lamechas nem piegas, mas sim bonito e um tanto saudoso. Os diálogos entre as personagens também estão apropriados. Ou seja, tudo o está e tudo faz sentido.

É uma história de amor, de um amor perdido que acaba por ser reencontrado, mas que muito tem pela frente para vingar. O final é muito bonito...é o que posso dizer sem contar detalhes.

Como estreia, Nicholas Sparks convenceu-me. Provavelmente irei ler mais livros seus e esperar que me emocionem tanto como este. Dei-te o Melhor de Mim, é um dos títulos mais apropriados que já encontrei para o final de um livro. Muito bom. Devo ainda referir a belíssima capa que tem, que nos dá a conhecer uma imagem fiel de um dos espaços em que a ação ocorre. Leiam, penso que irão gostar. É uma história bem bonita!

Citações: 
 
"Because you aren't just someone I loved back then. You were my best friend, my best self, and I can't imagine giving that up again." He hesitated searching for the right words. "You might not understand, but I gave you the best of me, and after you left, nothing was ever the same. 

“You're still alive. And that means you'll love and be loved...and in the end, nothing else really matters.”

“I gave you the best of me", he'd told her once, and with every beat of her son's heart, she knew he'd exactly done that.”

NOTA (0 a 10): 10

19 comentários:

  1. Olá Maria!
    O livros parece bem interessante muito ao estilo de Nicholas Sparks. Acho que não o li. No entanto já li uma boa quantidade de livros deste escritor quando era mais jovem. Mas cheguei a um ponto em que aborrecia é daqueles escritores que a meu ver arriscam pouco. Escreve este género, vende e está tudo bem. Mas ainda assim acho que é um bom escape quando se quer ler algo do género.
    Curiosamente já vi alguns filmes adaptados dos livros deste escritor e gostei bastante. Só detestei o Dear John porque foi o livro que mais gostei do escritor mas depois o filme foi fraco e alteraram muitos aspectos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      das suas histórias conheço (para além desta): O Diário da Nossa Paixão e As Palavras Que Nunca Te Direi, por causa dos filmes. Gostei bastante, mas nunca tinha tido aquela curiosidade para começar a ler os livros. Mas para este tive curiosidade e ainda bem.

      Pois, penso que sim. Acho que há um padrão nas suas histórias e isso acaba por tornar os livros um tanto iguais. Mas vou apostar mais nele e vou ler outros =)

      O Dear John não vi, mas lembro-me de ter estado no cinema.

      Beijinhos =)

      Eliminar
  2. Oláa :)

    Também foi a minha primeira leitura de Nicholas Sparks e tal como tu, decidi ler o livro antes de ver o filme e digamos que AMEI! Foi espectacular, toda a magia envolvente no romance tal como a história de Tuck e Clara, é mesmo magnífico :D
    Ganhei um passatempo para a anteestreia do filme e fiquei histérica, tou ansiosa pelo filme e verificar se se sente esta mesma magia com o filme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =)

      Há certas histórias em que prefiro ver primeiro o filme, porque, para mim, a probabilidade de ficar desapontada com o livro chateia-me mais do que com o filme e como sei que eles modificam sempre vários aspetos não fico tão desapontada. Mas neste género de histórias, prefiro ler antes o livro, por causa do final.
      Completamente, é um amor mágico que está muito bem explorado.
      Fantástico, parabéns =D depois diz o que achaste!

      Bjs

      Eliminar
    2. Eu já era apaixonada por Nicholas Sparks, só por causa dos filmes, agora que li o 1º livro, já vou acompanhar outros :)
      Tenho "Uma Escolha por Amor" (vai sair em adaptação ao cinema para 1015), "Quem Ama Acredita" e "Laços que Perduram" :) Aos poucos vou tentar adquirir mais livros dele , são um máximo :D

      Também já me disseram que o livro "Três semanas com o meu irmão" é o livro ideal para se entender a escrita de Nicholas Sparks e porque é tão bom naquilo que faz! Anda esgotado e ainda não o encontrei à venda noutras lugares..

      Siim, vou dizer-lhe depois a minha opinião do filme ;)
      beijinho*

      Eliminar
    3. Eu não tinha uma ideia muito definida. Gostei do que vi nos filmes, mas nunca tinha lido. Agora que li este, sei que vou ler mais =)
      Esses têm títulos muito bonitos (outro facto presente nos seus livros, têm todos títulos bonitos!).

      Não sabia disso. Já vi esse livro à vista, há uns anos, mas agora não tenho visto. Já procuraste nas bibliotecas?

      Que bom! Espero também ver o filme brevemente. =)
      Bejinhos!

      Eliminar
    4. Eu tinha, quero fazer a coleção de todos os livros dele e agora que comecei a lê-los, mais vontade tenho :D Pois, já somos 2, ler mais Nicholas Sparks :D

      Siim, títulos e capas bonitas, é demais :D

      Não, em bibliotecas por acaso não fui procurar ainda! Vou ver se encontro em alguns grupos no facebook ou na Bibliofeira :)

      beijinho*

      Eliminar
    5. E até têm preços acessíveis, comparando com outros livros que andam por aí, o que é sempre bom!

      Com os filmes, a Presença muda sempre para o poster. No caso deste é uma pena, porque a capa é linda.

      Não conhecia a Bibliofeira, mas já fui pesquisar e parece-me um site fantástico =)

      Beijinhos

      Eliminar
    6. Mesmo, eu tenho com esta capa e adoro, não a troco por nada :)

      Siim, ainda bem que ajudei nalguma coisinha, é interessante o site e ando sempre lá :D

      beijinho*

      Eliminar
    7. Claro! =)

      Ótimo, agora também vou começar a dar uma vista de olhos.

      Beijinhos

      Eliminar
    8. Olá :)

      Aqui estou eu como prometido!
      Bem, nem sei por onde hei-de começar.. ia com tantas expectativas em relação ao filme e fiquei um bocado desiludida no final :S
      Há muitas diferenças, pormenores que são encantadores no livro e que faltam no filme, os acontecimentos da história foram um pouco alterados mas a ideia está lá.. A ideia da magia do jardim do Tuck e da Clara perde-se claramente no filme, pensa "siim, é giro! é um típico jardim" enquanto que no livro imaginamos outro jardim, mais belo!

      Como li o livro antes de ir ao cinema, ocorria-me muitas vezes o pensamento "ai, isto não acontece no livro", "não é isso", "muda" :) ahah Assim, estive mais atenta a outros pormenores que se não tivesse lido talvez não teria! É realmente diferente a sensação de ler 1º livro e depois ver o filme..

      O filme é muito bom talvez pra quem não leu o livro, vai com outra bagagem, sem ter criado demasiadas expectativas! Mas falta qualquer coisa ao filme, a EMOÇÃO que sentimos com o livro não a sentimos no filme, pelo menos não consegui sentir.. No entanto, aconselho a ir ver :)

      Eliminar
    9. Olá =)

      É o que também estou à espera de encontrar. É por isso que gosto mais de ver primeiro o filme e depois ler o livro. É pena não terem apostado melhor naqueles detalhes mais simbólicos e mais bonitos, que são os que dão a magia ao livro e a toda a história.

      Quando for ver o filme digo-te, para debatermos melhor.
      Espero que não tenham mudado muito os acontecimentos finais!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois Maria,

    Já li vários livros deste escritor e até tenho outros tantos por ler, sem duvida um tipo de leitura que sabe bem, até para variar um pouco e claro acaba sempre por nos comover....ainda me lembro estar no metro e vir-me umas lagrimazinhas....pensava logo que deviam pensar que sou maluco lol

    Bjs e bom comentário...é um dos que tenho por ler ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      qual recomendas assim de repente? Qual é o teu favorito?
      É mesmo...não foram poucas as vezes que isso me aconteceu ao longo da leitura, devo dizer. Mas é bom, porque é sinal que a história nos envolve. Quando estava quase no final deste pensei exatamente assim: "e se estivesse na rua, o pessoal ia olhar para mim e pensar o quê...?"

      Bjs, muito obrigada =) espero que gostes, porque é muito bom !

      Eliminar
    2. Olha o primeiro é sempre o mais marcante, pois não conhecia bem o estilo do escritor que foi "As Palavras que nunca te direi", mas recordo-me de um livro muito bom onde vamos acompanhando a história na prespetiva do assassino, gostei de "O Diario da nossa paixão" da continuação deste que é "Alquimia do Amor" onde quase nada se passa e no final ficamos muito surpreendidos, modo geral é uma leitura agradável, sempre.

      "Corações em Silêncio", penso ser a vida de um bombeiro com uma personalidade complexa.

      ahaha sem duvida, é um perigo ler este tipo de livro nos transportes :D

      Eliminar
    3. Acredito. "As Palavras Que Nunca Te Direi" e "O Diário Da Nossa Paixão" vi em filme e gostei muito. Acho que vou comprar os livros. Não sabia que havia continuação deste último, mas o título "Alquimia do Amor" sempre me chamou a atenção.

      Personagens com personalidades complexas são sempre boas.

      Mesmo! É isso e uma pessoa ir a ler A Glória dos Traidores, na parte do Casamento Vermelho, nos transportes xDDD

      Eliminar
  4. Olá Maria. :)

    Já li uns quantos livros do escritor e é um autor que aprecio, mas ainda não tive a possibilidade de ler este. Pessoalmente gostei muito dos quatro que li, "As palavras que nunca te direi", "um momento inesquecível", "um homem com sorte" e "um refúgio para a vida", por isso acredito que se leres algum destes irás gostar. :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita =)

      Desses que referes só conheço As Palavras Que Nunca Te Direi, por causa do filme. É um daqueles que quero ler. Quanto aos outros que mencionas também tenho muita curiosidade e acredito que vou gostar =)

      Beijinhos, boas leituras

      Eliminar