sábado, 4 de maio de 2013

"Coração", de Edmondo de Amicis

Sinopse:

Numa linguagem romântica e épica, Edmondo d’Amicis dá-nos uma extraordinária lição de ética e um belo testemunho dos princípios e dos valores que, 50 anos depois, dariam corpo à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Passaram cento e vinte e cinco anos depois da primeira edição de "Coração". O significado e a importância que d’Amicis atribui a valores como a amizade, o caráter, as coisas conquistadas com esforço, a necessidade de aprender e de saber, a família, a coragem, a injustiça e a brutalidade do trabalho infantil estão evidenciados nesta obra, ainda que de forma subtil. Num tempo como este, Coração é seguramente leitura oportuna e indispensável, também para adultos. (in FNAC)

Opinião: 
 
Um livro que há algum tempo queria ler. Andei à sua procura durante alguns anos, até o encontrar na biblioteca. Trouxe-o para casa e li-o.

É uma ternura. "Coração" é nos narrado por um menino da terceira classe, de nome Henrique. Henrique narra o seu ano letivo: os colegas, os professores, acontecimentos. Tem um forte carácter moral, não há dúvida, mas tendo em conta a altura em que foi escrito, tal é completamente normal. O amor, a amizade, a verdade, a ajuda, a perseverança, a solidariedade, são valores que estão presentes na obra, através de histórias e acontecimentos, que depois tornam-se em reflexões de Henrique sobre os outros e sobre si mesmo.

Ao longo do livro são apresentados alguns contos, que são copiados pelos alunos ao longo do ano letivo, todos os meses. Esse contos são sempre sobre algum menino italiano, nobre de sentimentos: corajoso, amigo, perseverante, solidário. Muitos chegam a dar a vida por alguém ou alguma causa comum e nobre. É, enfim, uma exaltação destes valores, que deveriam ser o modelo dos alunos.

Gostei bastante da história. É simples e bonita. Boa para ser lida por crianças, jovens e adultos. Deu-me grande prazer observar o dia a dia das aulas de Henrique, pois deu-me um panorama da escola naquele tempo, algo que me fascina.

É uma história que é como um exemplo que se pretende seguir. Bastante simples, cheia de beleza e aquela pureza da infância, que devia durar para sempre.

Recomendo! 

NOTA (0 a 10): 7

3 comentários:

  1. Olá :D

    Por vezes sabe bem ler este tipo de livros, simples mas que acabam por se tornar comoventes, faz-nos bem por vezes relembrarmos que coisas simples e pequenas por vezes tambem são importantes :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!

      Concordo em absoluto, são um prazer! É isso mesmo.

      Bjs :)

      Eliminar
  2. Excelente. Fez parte da minha infância. Nunca mais esqueci.

    ResponderEliminar