terça-feira, 30 de abril de 2013

"Anjo Mecânico", de Cassandra Clare

Seja o que fores fisicamente, macho ou fêmea, forte ou fraca, doente ou saudável...todas essas coisas têm menos importância do que o que o teu coração abarca. Se tiveres a alma de um guerreiro, és um guerreiro. Seja qual for a cor, a forma, o estilo do quebra-luz que a esconde, a chama dentro da candeia permanece a mesma. Tu és essa chama. pág. 235

Sinopse:

A magia é perigosa, mas o amor é ainda mais perigoso.

Quando Tessa Gray, uma rapariga de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir ao irmão, o seu destino é a Inglaterra do reinado da rainha Vitória e aventuras aterrorizadoras aguardam-na no Mundo-à-Parte de Londres, onde vampiros, bruxos e outras personagens sobrenaturais palmilham as ruas iluminadas a gás. Apenas os Caçadores de Sombras, guerreiros que se dedicam a livrar o mundo de demónios, conseguem manter a ordem no caos.

Raptada pelas misteriosas Irmãs Escuras, membros de uma organização secreta chamada Clube Pandemonium, Tessa depressa fica a saber que também pertence ao Mundo-à-Parte e que possui uma habilidade rara: o poder de se transformar, quando quer, noutra pessoa. Além disso, o Magister, a figura misteriosa que dirige o clube, tudo fará para reclamar o poder de Tessa para si.

Sem amigos e perseguida, Tessa refugia-se junto dos Caçadores de Sombras do Instituto de Londres, que juram encontrar-lhe o irmão se usar o seu poder para os ajudar. Em breve se sente fascinada, e dividida, entre dois amigos: James, cuja beleza frágil esconde um segredo mortal, e Will, um rapaz de olhos azuis, cujo humor cáustico e temperamento volúvel mantêm toda a gente da sua vida à distância… ou seja, toda a gente menos Tessa. À medida que a investigação os vai arrastando para o âmago de uma conspiração tenebrosa que ameaça destruir os Caçadores de Sombras, Tessa percebe que poderá ter de escolher entre salvar o irmão e ajudar os seus novos amigos a salvar o mundo… e que o amor pode ser a magia mais perigosa de todas.
(IN GOODREADS)


Opinião: 

Este é o primeiro livro da trilogia "Caçadores de Sombras - As Origens". Estava com muita curiosidade!
Uma história passada no séc. XIX, época vitoriana, Londres, anjos, bruxos, vampiros e outros seres, mais aventuras e aquele toque de romance: possível história de encantar!

Pois bem, aqui está um começo de facto estrondoso, com um final mesmo surpreendente, em que se fica completamente curioso para ler o próximo.

Gostei bastante. O enredo é promissor, bem escrito, bem construído. É um argumento forte, complexo, sentimental e mágico, cheio de ação, de dúvidas e de perigos, onde tudo é importante para compreender a história. As personagens têm personalidades muito interessantes, complexas, diferentes umas das outras, com segredos e mistérios que me fizeram querer ler mais para os desvendar. Os ambientes estão muito bem descritos: parece que estava lá. É possível como que visualizar os espaços e sentir os cheiros e ouvir os sons. Excelente!

Das personagens, as que mais gostei foram (por ordem de preferência): Jem, Tessa, Will, Charlotte, Henry e Sophie. Todas as outras são interessantes, mas estas ficaram, por agora, a ser aquelas mais especiais. Também temos Mortmain, aquele individuo misterioso, que não vou aqui abordar muito para não spoilar os leitores!

Jem é um mimo, sempre presente, prestável, amigo, sincero. Parece que sabe muito, e talvez saiba. É o mais sensato e o mais delicado de todos. A sua doçura arrebatou-me. No entanto, sofre de uma estranha doença (que não vou aqui abordar!) que o enfraquece. Tem como seu maior amigo, Will, que pode ser muito frio e um pouco maldoso, mas que quando vê Jem doente logo se apronta a ajudar o amigo em tudo.
Já pegando em Will... ele é bastante belo e jovial, sempre a armar-se em engraçado, no entanto esconde algo sombrio que parece que ninguém sabe do que se trata. É um exímio lutador e está sempre pronto a ajudar os seus.

Tessa, a personagem principal, é uma rapariga que vem de Nova York para Londres, para se encontrar com o seu irmão, Nathaniel. Tessa logo descobre, por meios horrendos, que tem um estranho poder e acaba por chegar ao Instituto. Tessa é inteligente, forte, romântica, amigável e bondosa. É perseguida por um estranho motivo. Ao pescoço usa um anjo de metal, uma peça mecânica que faz tiquetaque. Tessa depressa trava "amizade" com os dois rapazes e assim começa uma história entre o trio.
Quanto a Charlotte Henry: Charlotte é casada com Henry. Ela dirige o Instituto e está sempre pronta a investigar e agir em momentos de perigo. Henry é um inventor, divertido e um pouco trapalhão, que por vezes acaba por causar alguns problemas. Quanto a Sophie, é uma criada do Instituto, muito especial e boa rapariga, com uma cicatriz terrível.

O Instituto é o local onde os Caçadores de Sombras habitam. Toda a história à volta deles é fascinante e muito bem estruturada. Os Caçadores de Sombras, que são descendentes de um Anjo, protegem o Mundo contra as forças do mal. Para pacificar as relações entre eles e algumas criaturas mais sombrias, fixaram-se as Leis, que são fruto de um Acordo entre as "raças". Muito joga à volta de ocorrências contra o Acordo.
Mas o que os Caçadores de Sombras não estavam à espera, era que algo diferente estivesse a ser delineado, algo que não é sobrenatural, mas construído pelo Homem.

Senti-me na necessidade de descrever um pouco pois gostei mesmo muito do livro e queria com isto argumentar a seu favor! Tudo o que descrevi é o porquê de ter gostado tanto, bem como a reflexão sobre a história em si.
Excelente! =) 

NOTA (0 a 10):10

14 comentários:

  1. Olá,

    Ora aqui está um excelente comentário e que me deixou muito curioso sobre esta saga, algo que os médicos me proibiram de comprar mais lol, mas vou ficar a aguardar pelos teus comentários seguintes, para ver se mantem a qualidade e quem sabe comprar os livros mais baratos até.

    Mas se surgir a oportunidade de comprar em boa conta nada a perder, até porque temos gostos algo semelhantes, logo a tua opinião é sempre apreciada pelo corvo ;)

    Parabens pelo comentário, bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =)

      então? Porquê? :o
      Obrigada! Gostei mesmo muito da história. É romance fantástico/paranormal/steampunk de qualidade. Tem uma intriga bem construída, o que nem sempre acontece.

      Fico à espera que consigas encontrar! E obrigada =) fico muito contente!

      Beijinhos e boas leituras :D

      Eliminar
  2. Olá Maria Rita!

    Gostei muito do teu comentário, não pensei que o livro fosse assim tão bom. Pensei que fosse mais um daqueles em que lemos, gostamos, entretém, mas assim tão bom não =P
    Assim deixaste ainda mais curiosa para o ler =P Não vai ser para já mas vai-se aproximando do topo da lista para futuras leituras!

    Beijinhos e boas leituras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Bernardes!

      Muito obrigada, é mesmo bom. Estava com um bocado receio de achar isso mesmo que estás a dizer e fiquei muito feliz por não acontecer =D
      Fico feliz por tê-lo feito! Acho muito bem, fico à espera =)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Eh eh...
      Agora tenho a acrescentar mais um desenho fantástico... =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá MARIA RITA,

    Sua resenha me convenceu em ler esse livro,está muito boa, parabéns!!! Tenho os dois primeiros livros em e-book, e já vou começar a lê-lo agora. E antes q eu me esqueça, passe no meu blog, tem novidades por lá!!!

    Abraços, e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda =D

      Obrigada! Tens de ler, é mesmo bom. Estou à espera que o segundo seja ainda melhor! Vou passar =) Depois quero ver o comentário sobre os livros!
      Obrigada pelo convite!

      Abraços e boas leituras!

      Eliminar
  4. Olá Maria Rita,

    Não aguentei e tive q comprar os livros, e ainda estou no início, e estou encantada com os olhos azuis de Will. Realmente parece ser uma série q vale a pena ter na estante, vou me empenhar pára isso, pois além da história ser boa, as capas são maravilhosas. E a Princesa Mecânica?!?!?!?! Não vejo a hora dess livro ser lançado aqui no Brasil, já foi lançado aí? Vou avançar mais na leitura, para conversamos sobre os livros, certo? :D

    Abrços e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      Os livros são muito bonitos. Aquelas capas são fantásticas!
      Eu prefiro o Jem =P
      A Princesa Mecânica, cá, só para o final do Verão, segundo a Editora. Mas deve ter um enredo mesmo fantástico!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  5. 2014 chega depressa para começar a ler esta série *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai demorar um pedaço >.< Tantos livros por ler, tão pouco tempo (é o mal de todos os leitores xD )

      Eliminar
    2. É normal, não se pode ler todos ao mesmo tempo xD

      Eliminar