segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscars - 85ª Edição

Ontem foi noite de Oscars. Que acharam dos vencedores? Mereceram ou não? 
Numa cerimónia onde os Musicais foram celebrados, não houve um filme super premiado, como já tem acontecido noutras edições. O máximo que os filmes vencedores conseguiram arrecadar foi quatro Oscars, vejamos:

A Vida de Pi, com quatro estatuetas:
Melhor Realizador
Melhor Fotografia
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Banda Sonora Original


Les Misérables, com três estatuetas:
Melhor Atriz Secundária
Melhor Caracterização e Penteado
Melhor Mistura de Som



Argo, com três estatuetas:
Melhor Filme
Melhor Montagem
Melhor Argumento Adaptado

Django Libertado, com duas estatuetas:
Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Original


Lincoln, com duas estatuetas:
Melhor Ator e Melhor Design de Produção 

Skyfall, com duas:
Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original


Não houve nenhum filme que conseguisse arrebatar muitas estatuetas como aconteceu no passado com: Titanic (1997, 11 Oscars, 14 nomeações), E Tudo o Vento Levou (1939, 10 Oscars, 13 nomeações), Ben-Hur (1959, 11 Oscars, 12 nomeações), West Side Story (1961, 10 Oscars, 11 nomeações), O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei (2003, 11 Oscars, todos para os quais estava nomeado). 
Estes foram os filmes que conseguiram ganhar mais de 10 estatuetas, sendo que O Senhor dos Anéis 3 conseguiu vencer todas as categorias para as quais estava nomeado, sendo o único a conseguir tal feito, se não estou em erro. 

De facto, a trilogia do Senhor dos Anéis foi a que mais Oscars ganhou, sendo que:
A Irmandade do Anel ganhou 4 (13 nomeações)
As Duas Torres ganhou 2 (6 nomeações)
O Regresso do Rei ganhou 11 (11 nomeações).


Pois bem, fazendo uma análise desta edição e pegando por aqui, penso que houve algumas falhas nas nomeações e nos vencedores. Agora é algo que vai muito da opinião pessoal, mas devo expor a minha opinião. 

O Hobbit estava nomeado para três categorias, sendo elas: Melhor Design de Produção, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Efeitos Especiais. Ora para já, a meu ver, devia ter sido nomeado para outra categoria: Melhor Banda Sonora. E devia ter ganho as três categorias para as quais estava nomeado, uma vez que se justificava, tanto a nível de decors e cenários, maquilhagem e penteados (o cabelo da Helena Bonham Carter está muito fixe em Les Misérables, mas e as cabeleiras dos Anões! Como foi possível não ganhar???), como a nível de efeitos especiais (pronto, A Vida de Pi também é bonito e tem grande mestria a este nível, mas e a batalha das montanhas em O Hobbit? E os Trolls, Smeágol, os Anões, Bilbo.. tudo???). Ah! E faltam duas nomeações: Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado.



Depois faltam filmes na lista de nomeados. Onde está Cloud Atlas? Devia ter sido nomeado para Melhor Banda Sonora, para Melhor Efeitos Especiais e para Melhor Maquilhagem e Penteados. Sim, Melhor Filme não digo (apesar de dar vontade), pois o tema pode não ter agradado aos jurados, mas de facto, a produção é bastante ambiciosa. Num filme onde o leque de atores se desdobra em vários papéis cuja maquilhagem e efeitos especiais é o ponto forte, devia ter sido, pelo menos, nomeado! E a banda sonora? Será que quem faz as nomeações não ouviu a beleza da música deste filme? E vocês, já ouviram? Se não, toca a ouvir!


Les Misérables, devia ter sido nomeado para Melhor Fotografia e Melhor Edição (as cenas de batalha, a cena final, tudo isso!).

Enfim, houve algumas estranhezas nesta edição, mas não as há sempre?


De referir ainda o empate para Melhor Edição de Som entre 00:30 A Hora Negra e Skyfall e a apresentação de Seth McFarlane, com algumas piadas talvez politicamente incorretas, mas interessantes. Também de realçar os tributos a 007, devido ao seu 50º Aniversário, e também aos Musicais, com atuações sobre Chicago, Dreamgirls e Les Misérables, cuja atuação foi maravilhosa, com todo ou quase todo o elenco a cantar a canção One Day More, das mais belas do filme. Ainda de realçar (sim, já devem ter percebido que de todos o que mais queria que ganhasse era Les Misérables) as apresentações dos nomeados para Melhor Filme ao longo da cerimónia, com especial destaque para Les Misérables, onde foi mostrada/ouvida a famosa canção Do You Hear The People Sing.

4 comentários:

  1. Olá,

    Bem não sou, infelizmente, um seguidor do que anda por ai a nível de cinema, mas vejo que é uma das tuas paixões ;)

    Belo comentário e penso que o Hobbit (curiosamente estou a ler neste momento) pode vir a ser galardoado apenas no final, tal como aconteceu com a trilogia do senhor dos aneis ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Sou grande fã de cinema. É das Artes que mais gosto porque tem de tudo, tem uma narrativa, tem música, ação...e imagem. Depende da história, mas gosto de todos os géneros.

      Vi o programa até meio e não decepcionou. O ano passado tinha um grande favorito, que lá conseguiu arrecadar 5 estatuetas, por isso foi mais empolgante para mim do que a deste ano. Mas esta também teve a sua beleza! =)
      Acredito que sim, o terceiro filme vai ser um estrondo. Penso que a Academia não nomeou para mais categorias porque não é tão dramático como o Senhor dos Anéis (não há Frodo a sofrer a todo o instante lol). A terceira parte já vai ser mais, e talvez a segunda também! Vê lá que já não me lembrava do que é que acontece a grande parte das personagens principais na Batalha! :o

      Bjs!

      Eliminar
  2. Olá Maria,

    eu não acompanhei o Oscar esse ano, pois achei os filmes indicados muito fracos, o único q assisti foi Os Miseráveis, e gostei (com reservas, pois a estória, não me cativou muito, queria mesmo era ver a atriz cantando I dreamed a Dream, pois acho essa música fantástica, e a interpretação da atriz de fato foi muito boa!), quando ao Hobbit estou louca para ver, mas estou me segurando, por causa da leitura conjunta, mas tenho grandes exctativas quanto ao filme, espero não me decepcionar! :P

    Bom fico por aqui, e parabéns pelo blog, é lindo!!!

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      o ano passado só tinha dois pelos quis estava a torcer: Hugo e Harry Potter. 5 para o Hugo foi lindo! Um dos filmes mais bonitos que já vi.
      Gostei muitos dos Les Misérables, a Revolução Francesa e toda a batalha e depois as músicas a tornarem tudo mais emotivo. Foi um belo momento. O Licoln já não foi tanto assim. Dos outros não vi, tirando os que disse no post.
      Já terminaste O Hobbit? Quando achas que vais ver? Penso que não te vais decepcionar, porque é mesmo muito bom!

      Obrigada! =D

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar