quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"O Terceiro Gémeo", de Ken Follett

Sinopse:

A cientista Jeannie Ferrami, especialista em gémeos e nos componentes genéticos da agressão, faz uma descoberta espantosa. Recorrendo a um banco de dados do FBI, descobre dois homens que parecem ser gémeos verdadeiros: Steve, estudante de direito, e Dennis, assassino condenado. No entanto, nasceram em dias diferentes, de mães distintas, em hospitais separados por centenas de quilómetros.

Que segredo terá ela desvendado? Poderá confiar no seu chefe e mentor, ou terá de pôr a sua vida nas mãos de Steve Logan, o gémeo por quem se apaixona, apesar de ele estar envolto em intriga e suspeita? Uma coisa é certa: não há nada que faça certas pessoas deixar de conspirar na sombra…

Opinião:

Aqui está um thriller brilhante. Foi o primeiro livro de Ken Follett que li. Já há algum tempo que acalentava a expectativa de saber como era a escrita deste famoso autor que tanta fama tem. Pensei começar pelos Pilares da Terra, mas não consegui ficar devidamente curiosa; depois pensei naqueles da guerra, A Queda dos Gigantes e o O Inverno do Mundo, no entanto, devido ao seu tamanho e preço (e alguma falta de curiosidade total) também não apostei.
Depois comecei a observar os seus thrillers. Comecei por observar O Estilete Assassino, aquando da sua publicação portuguesa. E foi então que me recomendaram O Terceiro Gémeo (credits: Daniel Gonçalves).
Sendo assim comecei a lê-lo.

Gostei muito. Tem um enredo muito interessante, a escrita é fluída e bem estruturada. É fácil de ler, empolgante e inteligente. Não tem uma resolução nem acontecimentos previsíveis (o que é do meu apreço) e as personagens estão bem construídas.
O tema também é bastante interessante e sempre curioso. Clonagem, crimes, politica, interesses, paixão, mistério e intriga são os principais ingredientes desta obra que me deixou bastante satisfeita. Para estreia, foi muito bom!

Não vou aqui contar muito mais sobre o enredo para não spoilar ninguém, pois este é o género de livro que não se deve dar muito a conhecer para que haja prazer na sua leitura. Confesso que até gosto de saber aspetos futuros das histórias (antes de sair o Harry Potter 7 em Portugal já sabia vários pormenores; também com as Crónicas de Gelo e Fogo aconteceu o mesmo), no entanto, em thrillers e mistérios não tem tanta graça saber o final ou as peripécias, pois o que tem mesmo interesse é a surpresa. Afinal, é isso que espero com cada livro que leio: que me surpreenda!

Sendo assim, recomendo este livro a todos, especialmente àqueles que gostam deste género literário. Uma leitura fluída, surpreendente e inteligente! 

NOTA (O a 10): 8

6 comentários:

  1. Olá Maria Rita,

    Não me tentes mais com livros deste escritor que são mesmo muito caros :D

    Mas olha que fizeste muito mal, a meu ver, não teres dado uma oportunidade aos pilares da terra, dos melhores romances históricos que li até hoje e que tenho a certeza que irias gostar.

    Mas é sem duvida um escritor que pretendo ler mais livros, logo que surja a oportunidade e parece que não é só bom no romance histórico, é um bom escritor de policias, muito bem ;)

    Bem todos levam desenho :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Pois são, mas são bons :D

      Ainda não desisti de os ler, só que não vai ser para já. Daqui a alguns tempos lerei, provavelmente.
      Também me parece que lerei mais dele. Tem uma escrita muito fluída e que se lê rapidamente. É bom, assim mostra que é flexível! :)

      Aha, este ainda não tem! xD

      Bjs

      Eliminar
  2. Como é que é possível que todas as tuas opiniões dos livros que gostas me deixam intrigados? :p Também ando há meses para começar a ler Ken Follet. Primeiro porque me apaixonai pelo livro "A Queda dos Gigantes" mesmo sem o ler principalmente por causa do tamanho (adoro livros grandes) e o tema da guerra que sempre me intrigou e também porque ouvi dizer que tem um aspecto muito Downton Abbey mas como referiste acima o preço repeliu-me. Depois virei-me para "Os Pilares da Terra" porque ouvi dizer que era excelente e que a série era maravilhosa mas o tema não me interessou muito, sinceramente. E agora aqui estás tu a apresentar-me "O Terceiro Gémeo" e eu a querer lê-lo... Ai o que há-de ser de mim! Tantos livros para ler, tão pouco tempo... Enfim. Vou ver se o leio um dia destes. Escusado será dizer que esta foi uma excelente crítica.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por assim ser! É sinal que são opiniões que refletem os meus sentimentos face ao livro, conseguindo assim transmitir bem o que senti e achei! Deixando curiosidade espalhar-se pela população! :D
      Eu também gosto de livros grandes, por agora não vou ler nenhum dele assim grande, pois não me dá jeito por causa de transportes e assim, mas nas férias, quem sabe! Gosto muito da capa do "A Queda dos Gigantes", faz-me lembrar as imagens do filme "Expiação".
      Por falar em Dowton Abbey, saiu agora um que parece ser muito bom. "Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey". É mais em conta e parece ser interessante.
      Tenho a série dos Pilares da Terra para ver, mas ainda não comecei. Vi a do Merlin e a do Sherlock e ficou para trás.
      Ora ainda bem! Assim é que me dá vontade de continuar a escrever as minhas opiniões, sabendo que vou levantar curiosidade e interesse. Não sei se há a versão de bolso d' "O Terceiro Gémeo", se houver é bastante mais barato. O tempo é que não há como fazê-lo esticar... ainda não verdadeiros Vira Tempos. Espero que sim, e que gostes e que depois eu vá comentar a tua opinião! Muito obrigada :)

      Abraços!

      Eliminar
  3. Oh Maria Rita, não me faças isto! Eu já sou doida pelo Ken Follet não preciso que aumentes a minha curiosidade! Ainda não experimentei os thrillers dele. Eu comecei mesmo pelos Pilares da Terra. Eu aproveitei umas promoções na Feira do Livro e trouxe-os para casa. Não me arrependi um segundo. São fabulosos! Agora estou de olho na sequela Um Mundo Sem Fim e acho que vou consegui-los por uma pechincha num alfarrabista. Costumo ter sorte em surripiar livros em muito estado e mais baratos.*

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Eu não faço por maldade! São muito bons, pelo menos este assim o foi. Inteligente e perspicaz. É a melhor forma de os comprar. Também podia ter aproveitado essa promoção, talvez este ano ou num próximo. A Feira do Livro é a melhor forma de poupar e de comprar vários. Estou a ver que estou a perder uma boa história! Ai ai, tenho de ler, já vi.
      Esses também devem ser muito bons. Fixe, ainda bem! Assim é que se fazem bons negócios!

      Beijinhos :)

      Eliminar