sábado, 20 de maio de 2017

Tatiana e Alexander, de Paullina Simons

Sinopses:

Tatiana

Com apenas dezoito anos, Tatiana está grávida e só. O seu marido, Alexander, foi acusado de espionagem e preso pela infame polícia secreta de Estaline.

Alexander é um herói de guerra condecorado que carrega um segredo fatal. Nascido na América, vive encurralado desde a adolescência na União Soviética, para onde emigrou com os pais, que queriam viver o ideal comunista. Mas o brutal regime do país rapidamente destroçou os seus sonhos. Para se proteger, Alexander serviu o Exército Vermelho e fez-se passar por cidadão soviético. Para ele a II Guerra Mundial é já uma causa perdida: tanto a derrota como a vitória significam a morte.

As notícias que dão conta do triste destino de Alexander levam Tatiana a fugir para a América. Quando chega a Nova Iorque, ela é uma jovem viúva com um filho pequeno nos braços e um passado doloroso. Pouco tempo depois, tem um emprego, amigos e uma vida com que nunca ousou sonhar. Mas a dor pela perda de Alexander nunca a abandona. Algures dentro de si e contra todas as evidências ela continua a ouvir a voz do seu grande amor...

Uma história épica de amor e guerra. Um hino ao poder dos sentimentos e da fé humana. Tatiana é a sequela do bestseller mundial O Grande Amor da Minha Vida. (in Goodreads)



Alexandre

(...)
A viver na América com o seu filho, Tatiana tentou esquecer a mágoa pela perda do seu grande amor, Alexander. A sua vida seria perfeita se essa memória não estivesse presente a cada momento de cada dia. E quando uma improvável réstia de esperança de encontrar Alexander vivo se apodera dela, Tatiana não hesita. 

Deixa o pequeno Anthony aos cuidados da amiga Vikki e parte para uma derradeira e perigosa viagem à Alemanha. Em jogo está tudo o que construiu e a sua própria vida. Se for encontrada, Tatiana sabe que não escapará. É uma mulher marcada.

Mas mais impossível do que o seu sonho é a incapacidade de aceitar a vida sem Alexander. Mais forte do que o medo é a promessa que fizeram um ao outro há tantos anos atrás: "viveremos juntos ou morreremos juntos". 

Tatiana e Alexander protagonizam uma das histórias de amor da ficção contemporânea. Um inesquecível relato de paixão, guerra, coragem e sobrevivência. (in Goodreads)



Opinião:

Esta opinião abrange as duas edições portuguesas do livro original (Tatiana and Alexander). Por cá, a editora resolveu editar o segundo livro da trilogia como sendo o livro final e com duas partes, uma de cerca de 600 páginas e uma de 200 páginas. Não sei qual foi a ideia nem a justificação, só sei que não foi uma grande ideia, uma vez que a a história é maravilhosa e devia ser editado o terceiro livro.

Decisões à parte, decidi ler tudo  de seguida e escrever a opinião dos livros como um todo, uma vez que o segundo ou terceiro por cá (Alexander) faz parte da parte Tatiana.

Depois do maravilhoso e sofrido enredo de O Grande Amor da Minha Vida, não podia deixar de ler as aventuras e grandes perigos pelos quais Tatiana e Alexander passaram na sua odisseia para tentar fugir da União Soviética durante a 2ª Guerra. De uma pujança enorme, com a história mais triste e bela ao mesmo, O Grande Amor da Minha Vida é um dos meus romances favoritos. Personagens fantásticas, fortes e únicas, deixaram-me uma grande marca, bem como os acontecimentos pelos quais passaram. Estava na altura de ler a continuação e saber como é que Tatiana tinha conseguido sair da União Soviética e como Alexander tinha saído da situação difícil em que se encontrava, num hospital de campanha e a ser acusado de traição, com a sua verdadeira identidade quase descoberta.

Não podia ter ficado mais satisfeita com a continuação do primeiro livro. Neste, voltei a encontrar personagens fortes, um enredo forte, descrições cheias de vida e de realidade. Tatiana continua a ser uma rapariga de armas, cheia de força, mesmo nos momentos mais desesperados. Sozinha, grávida e na América, pensando que Alexender estava morto, Tatiana vê-se numa situação difícil. E, à medida, que a sua vida na América se vai desenvolvendo, ela vai sentido cada vez mais a falta do seu amor, mesmo com o seu filho bebé, a sua nova amiga e o médico que a tenta cortejar. Por sua vez, Alexander está muito mal. Depois de quase ter morrido, vê-se a braços com as forças do exército russo, que o quer prender e acusar de traição, enviando-o para um batalhão que tem como função encabeçar as forças russas, servindo de escudo e de bala para canhão. Pelo meio, existem várias outras personagens que são essenciais para todo o enredo.

Gostei muito do livro todo, mas confesso que os capítulos que contam a parte de Alexander marcaram-me mais. Tal deveu-se ao enredo narrado nesses capítulos. Uma parte mais sombria, mais dura, mais medonha na história. Vários são os perigos pelos quais ele passa, sempre com a sombra da traição por cima. Também as personagens são mais nuas, mais frias, mas, ao mesmo tempo, mais calorosas, mais vivas e grandiosas, mesmo que muitas delas só dê vontade de atacar. Alexander é a personagem que transmite, neste volume, toda a paixão, força, coragem e resistência que é o grande tema desta história. Durante todo o percurso que ele fez ao longo do livro é de uma força e resistência imensas, de coragem e amor. Claro que também gostei dos capítulos dedicados a Tatiana, a grande força por detrás de toda a coragem de Alexander. 

Em relação à narrativa, quero referir a grande emoção e força que ela transmite. É uma odisseia, uma ode ao amor, à coragem. O resistir a tudo e a todos, enfrentar tudo e todos por algo maior, pela Vida...esse é o grande tema do livro, é o seu núcleo: a força do amor e da Vida. É uma das histórias mais lindas que li até hoje. É uma história que poderia ter acontecido a qualquer casal durante aquele período e que poderá mesmo ter acontecido. É uma história de amor, de um amor que consegue vencer tudo e todos e que nunca se dá por vencido. Sem dúvida, encontrei nesta história algo de brilhante e muito belo. No meio de toda aquela dor, violência e medo, há esperança, fé e um grande amor, que, mesmo que seja pequeno, é tudo o que é necessário. 

Uma história forte, muito bem narrada, com tudo o que faz uma narrativa grandiosa e alcança um patamar mais elevado, permitindo ao leitor estar com as personagens e acompanhá-las ao longo da sua jornada, jornada essa que é cheia de perigos, mas cheia de ternura e amor.

Quanto às descrições, a autora conseguiu ser tão assertiva na escolha das palavras que criou imagens visuais muito fortes. Não só visuais, como olfativas e auditivas. É como se o leitor lá estivesse no meio de todo aquele caos, ou no meio de toda aquela serenidade ou folia, dependendo das partes da história. 

Ação, amor, guerra, emoção e aventura são os pontos chave desta grande narrativa de proporções épicas. São livros grandes, que se leem num ápice, tal não é o ritmo de grande emoção e adrenalina presente ao longo da história, em conjunto com uma escrita fluída e rica. 

Recomendo totalmente a todos os que gostam de uma história maravilhosa, que é também uma lição de História. Um dos mais belos romances da Literatura! 

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Viva :)
    Bem, já vi que gostaste bastante.
    Excelente opinião.
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Muito, é uma história maravilhosa.
      Obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Eu também não entendi o porquê da editora não publicar o terceiro livro.
    Foi a minha melhor leitura de 2016!
    Recomendo a quem nunca leu!
    *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      É uma decisão que não se compreende. A história é tão bela...e fez sucesso...
      Pode ser que alguma editora continue.

      De facto!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Oie,

    Bem com este comentário vejo que é de leitura obrigatória, espero que fiques com falta de espaço na estante,ofereço-me para ajudar :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Completamente, tens de ler esta história. Eheh =P

      Bjs e boas leituras

      Eliminar