sábado, 4 de fevereiro de 2017

Heart of Darkness, de Joseph Conrad

Sinopse: 

Romancista britânico de origem polaca, Joseph Conrad, notabilizou-se como um dos melhores prosadores em língua inglesa, através das suas histórias em que conjuga a aventura romântica e a reflexão moral. Em O Coração das Trevas (Heart of Darkness), o escritor evoca o espírito da África negra e, através da personagem de Kurtz, um misterioso comerciante branco, mostra que no homem civilizado permanecem os impulsos mais selvagens e destrutivos. Além de reflectir o choque entre as culturas colonizadas e os colonizadores europeus, esta obra conduz o leitor às trevas da selva africana e, simultaneamente, do coração humano (in Goodreads).


Opinião:

Um livro pequeno, uma leitura fluída, mas densa. Isto porque o conteúdo e as cenas descritas muitas vezes acabam por fazer refletir. 

Não posso dizer que tenha gostado muito do livro. Estava à espera de outro género de história, apesar de ter lido a sinopse e várias opiniões. Estava à espera de algo mais marcante no campo do mistério e, apesar de haver uma grande dose de mistério durante a história, esse mistério não me cativou.

As personagens estão interessante e bem elaboradas e o mistério que envolve Kurtz é bastante grande e bem construído. A história é narrada por Marlow, que conta a sua história em África a um grupo de amigos, em Londres. Dei por mim a querer saber quem ele era, o que fazia, qual a sua real função em toda a narrativa...o porquê da sua fama. Isto por causa do mistério, pois a sua fama advinha de factos horrendos.

De facto, o que me prendeu foi mesmo descobrir isso: o porquê da sua fama. O autor conseguiu criar um ambiente bastante nebulado à volta desta personagem e, com isso, criar um clima de grande expectativa. Foi o ponto forte do livro, na minha opinião. 

É uma história que faz refletir sobre a colonização da África, como foi feita e por quem. 

As descrições são outro ponto bastante forte da narrativa, uma vez que são a linguagem usada é bastante visual, permitindo ao leitor "ver" os cenários, as personagens e os acontecimentos.

Recomendo a todos os que gostam dos livros do autor e a quem tenha interesse por estes temas. 

NOTA (0 a 10): 5

2 comentários:

  1. Viva,

    Depois de ler o teu comentário e embora me pareça um livro interessante ainda assim, vou passar :)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fiacha!

      É interessante, mas acho que fazes muito bem =P

      Bjs e boas leituras

      Eliminar