Sinopse:
Primeiro livro da saga Magisterium com 5 volumes.
A maior parte dos miúdos faria qualquer coisa para passar na Prova do Ferro. Mas não Callum Hunt. O pai ensinou-o a desconfiar da magia e explicou-lhe que o Magisterium, a escola onde os aprendizes de Magos são treinados, é uma armadilha fatal. Callum tenta fazer o seu melhor para ser o pior de todos os candidatos - mas não consegue falhar. Superada a Prova do Ferro, não lhe resta outra opção, senão entrar para o primeiro de cinco anos de aprendizagem no Magisterium.
A Prova do Ferro foi apenas o início, porque o verdadeiro teste anida está para vir... (in Goodreads)
Opinião:
Já tinha este livro na estante há algum tempo para ler e, finalmente, decidi pegar nele. Escrito por duas autoras de quem gosto bastante, esperava muito do livro. Porém, não foi nada do que estava à espera.
No fundo, esperava que fosse algo parecido com Harry Potter, porque já tinha lido algumas opiniões e pela própria sinopse é possível fazer algumas comparações. No entanto, não foi o primeiro livro parecido com Harry Potter, mas foi o primeiro de que não gostei. Tem momentos interessantes, tais como o começo e algumas partes finais, em especial a revelação mais importante do livro, que já se estava a ver qual era, mas não me encheu as medidas, por assim dizer. Talvez por esperar mais das autoras, talvez por gostar tanto de Harry Potter e d' A Tapeçaria (Henry H. Neff). O que é facto é que esperava mais da história e das personagens.
Do trio, não posso dizer que tenha gostado de alguma personagem em especial. Callum é engraçado e tem piada, mas às vezes parece um bocado forçado nas suas piadas. Aeron é, sem dúvida, o mais misterioso e interessante e foi o que mais me atraiu. Quanto a Tamara, não posso dizer que tenha ficado fã. Em relação às outras personagens, são interessantes e trazem consistência ao enredo, sendo para isso indispensáveis e muito bem conseguidas.
No que diz respeito ao enredo, achei-o bastante interessante e forte, mas pouco explorado, ou explorado pela metade. A história merecia mais. Merecia um trabalho maior, mais elaborada, e merecia especialmente personagens melhores, porque a história é muito boa, a sua premissa é forte. Gostei da forma como a magia aparece, se bem que pudesse estar melhor. Pareceu-me um tanto infantil. Sei que o livro é considerado juvenil, mas não faz mal aumentar a fasquia das histórias, mesmo sendo para jovens, aliás, é na juventude que as histórias devem começar logo a ter bons enredos, complexos e fortes, para estimular as mentes e agarrá-las à Literatura. Tendo em conta outras partes da história, bastante obscuras, a magia podia ter sido mais complexa.
Quanto à escrita, também a achei um tanto simples e descomplicada. Tendo em conta que, principalmente na trilogia As Origens (Cassandra Clare) há uma beleza intrínseca à escrita, ao próprio encadeamento das palavras e das frases, também esperava encontrar isso aqui. Mas é tão fluída que promove uma leitura rápida e de grande fluência.
No entanto, gostei da história. Não existem apenas pontos menos bons, há também algo muito bom, que é a trama e a premissa da história. Talvez a história melhore nos próximos volumes, o que eu espero que aconteça, pois fiquei curiosa para saber mais sobre esta história. Gostei de como a trama foi conduzida e como a linha narrativa evoluiu. No fundo, o que não gostei tanto foi mesmo as personagens. Espero mesmo que melhorem, que amadureçam e que se tornem mais complexas.
Em suma, recomendo a quem gosta de ler livros juvenis e a quem gosta de Cassandra Clare e Holly Black. Espero que a história e, principalmente, as personagens melhorem nos próximos livros.
NOTA (0 a 10): 6
Ui,
ResponderEliminarBem os agradecimentos da minha carteira pelo teu comentário :D
Pode ser que melhore nos livros seguintes, nada de desanimar :D
Bjs e bom leituras
Olá!
EliminarEheh, é verdade e ainda são aí uns 18 euros. Fazes bem, quando é assim é melhor ler outros livros, há muitos tão bons, incluindo outros destas autoras.
Pois é, vou ver um dia destes =P
Bjs e boas leituras