Há alguns anos que queria ler este livro. E antes disso queria ver o filme, que tem um dos meus atores favoritos (James McAvoy). Ainda não vi o filme, mas agora já li o livro e posso dizer que gostei imenso!
Sinopse:
Brian Jackson, estudante
universitário, chegou à faculdade com um desejo mais forte do que o da
aquisição de conhecimentos: ser uma estrela do concurso mais famoso da
TV. Mas o seu avanço no Desafio Universitário é de certo modo travado
pela sua atração crescente pela sedutora Alice Harbinson, que luta para
deixar a sua marca como atriz. E, à medida que os obstáculos impedem a
sua relação, Brian fica cada vez mais convencido de que só um sucesso
esmagador no concurso o fará conquistá-la. (in Goodreads)
Opinião:
Aqui está um livro que posso dizer que é diferente dos outros que tenho lido, devido ao seu humor. Não costumo ler muitos livros com um cariz mais divertido, a não ser aqueles em que existe humor em alguns momentos da trama. Dei por mim a soltar gargalhadas durante algumas partes do livro, especialmente durante algumas das situações caricatas em que Brian se coloca, como a situação em que foi passar uns dias na casa de campo de Alice, com os pais desta.
No entanto, o livro em si não é uma comédia. A história tem momentos divertidos, mas a situação de Brian acaba por não ter nada de divertido na faculdade. E a questão do programa de televisão também acaba por ser um tanto estranha.
Já antes tinha lido um livro do autor: Um Dia, e gostei muito. Este é diferente, mas tem um quê de semelhança, em especial em relação às personagens masculinas, aqui Brian, no outro, Dexter, no que diz respeito à forma deles funcionarem em relação às outras pessoas.
Em relação às personagens, posso dizer que gostei bastante de todas. São uma bela "caricatura" da sociedade dos anos 80. Gostei de Brian e dei comigo a torcer por ele durante toda a história. Também gostei das outras personagens, em especial da Rebecca. Achei a Alice um bocado irritante, o que é sinal que a personagem desempenhou o seu papel.
Gostei da forma como a história é narrada. O Brian é um excelente narrador, que consegue fazer piadas de si mesmo com uma facilidade incrível. Também gostei da forma como a história se relaciona com a realidade atual da época: as músicas, os livros, o próprio concurso de televisão.
A história em si, é uma espécie de critica à sociedade daquele altura, em especial à juventude e à condição social desta. Os empregos, os salários, as noitadas, as festas, as amizades, as questões políticas e as diferenças entre as diferentes ideologias...tudo está presente, mesmo que de uma forma subtil. Não é uma critica direta, é antes uma forma de abordar esses temas, contextualizando-os de uma forma muito bem feita com as personagens e o enredo. O autor conseguiu-o muito bem.
Não há nada que posso dizer que não gostei ou que estivesse a mais ou a menos. A história superou as minhas expectativas, o que é excelente. Já antes tinha recomendado o autor, aquando da revisão de Um Dia. E agora volto a recomendar.
Aqui está um livro que se lê num ápice. Com escrita fluída, corrente e com uma boa história, que acaba por ser uma excelente critica social, entrelaçada numa história de jovens. Recomendo vivamente, porque é um livro deveras interessante, divertido e emocionante. Muito bom!
NOTA (0 a 10): 10
Ois miga,
ResponderEliminarMais um excelente comentario, não sei como consegues mas fico sempre com vontade de ler o livro que acabas de comentar, em especial quando gostas muito do livro.
Penso ser bem interessante haver momentos divertidos, faz-me em certa medida lembrar Lamora, embora aqui nada tenha a ver :D
Bjs e boas leituras
Olá amigo,
Eliminarmuito obrigada. Fico feliz com as tuas palavras, é sinal que consegui transmitir as minhas emoções e sentimentos sobre o livro. De vez em quando aparece em promoções, está atento ;)
É verdade! É por causa das peripécias e das respostas dadas pelas personagens e também em relação aos seus pensamentos. É muito giro!
Bjs e boas leituras