segunda-feira, 9 de junho de 2014

Maléfica


Sempre gostei da fada má da história da Bela Adormecida, mais do que da própria Bela Adormecida. Maléfica tem muito mais estilo do que a Aurora. Assim, foi com grande entusiasmo que fiquei a saber que iam adaptar a história da Maléfica para o cinema, no ano passado. Agora, fui ver o filme.

O filme conta a história da fada mais poderosa dos Moors, que um dia se apaixonou por um rapaz humano, Stefan, e como sofreu às mãos dele, anos mais tarde, devido à sua ambição para chegar rei. Depois de se ver confrontada com o que Stefan lhe fez, Maléfica decide vingar-se e torna-se assim na fada má que é conhecida nas histórias. Toda a história de Aurora se entrelaça na de Maléfica tendo em conta este aspeto: Aurora é filha de Stefan. E, no dia do batismo da bebé, Maléfica decide fazer-lhes uma visita, oferecendo à princesa o dom da graciosidade e da beleza e, também, uma maldição: no dia do seu 16 aniversário, Aurora irá picar o dedo numa roca de fiar, ficando para sempre a dormir, um sono de morte, para todo o sempre. O rei Stefan, desolado e enraivecido, implora-lhe que quebre a maldição, ao que Maléfica responde dizendo que, a maldição poderá terminar se aparecer alguém que dê um beijo a Aurora, um beijo de amor verdadeiro. Deixando o castelo em grande alvoroço, Maléfica parte para o seu reino, esperando e observando o crescimento de Aurora, que acaba por ser enviada para o meio do bosque com as três fadas (durante 16 anos e um dia), enquanto todas as rocas são destruídas. 


Gostei muito do filme. A história é muito boa, o enredo é simples, mas muito interessante, muito mais interessante do que o da história tradicional. Maléfica é a personagem principal e é uma personagem muito rica: complexa, que se vai desenvolvendo ao longo da narrativa de uma forma bastante interessante. Angelina Jolie está fantástica. Provavelmente, se tivesse sido outra atriz a desempenhar o papel, não teria ficado tão bem. Maléfica é o centro do filme, é a sua "alma", o seu maior interesse. Tudo o resto anda à sua volta. O filme dá-nos a conhecer uma vilã diferente, uma vilã com os seus sentimentos e ações justificados plenamente. Ela praticamente deixa de ser vilã, para passar a ser uma espécie de heroína! É fantástico. A história que nos faz gostar de uma das melhores vilãs da Disney (e eu já gostava). É muito interessante poder ver esta "vilã" por esta nova perspetiva. Os vilões são quase sempre as personagens mais complexas das histórias, se houver detalhes suficientes para compreender o porquê de serem vilões. No filme da Disney, o filme animado, isso não está explorado. No entanto, neste está. E está muito bem. Tudo o que acontece a Maléfica explica perfeitamente porque é que ela se tornou a "maior fada má". Sem dúvida. Acho bem isto acontecer, uma vez que explora a complexidade da personagem. Por exemplo, em Thor, também temos isso. O Loki não é mau apenas porque sim. Ele tem motivos e, visto de outra perspetiva, ele até nem é assim tão mau (apesar de ser). Vilões com estilo. E fazem um belo par (já estou a divagar!).

Também gostei das reviravoltas entre as personagens e no próprio enredo. Há muitas diferentes entre a esta história e a dos desenhos animados ou do conto (A Bela Adormecida é um conto de Perrault, de 1697, adaptado também pelos Irmãos Grimm). É muito mais interessante este filme, sem dúvida. Os aspeto visual também é maravilhoso, de cortar a respiração em vários momentos. As cores, os seres mágicos, todo o ambiente envolvente (guarda-roupa, castelo, decorações...)...tudo é deslumbrante e magnífico. Um banquete visual excelente!



O filme é muito bom. Um dos melhores da Disney, na minha opinião. Tem todos os ingredientes necessários para uma boa história e há sempre um clima de suspense ao longo do filme. É muito bom ver o desenvolvimento da relação de Maléfica com Aurora e como isso altera o curso de toda a história. É um estudo sobre a personagem, que está extremamente bem feito. Noutro filmes da Disney tinha achado que a conclusão dos acontecimentos tinha ficado um pouco "forçada" ou até estereotipada, coisa que neste não aconteceu. A conclusão é muito boa e adequa-se perfeitamente a todo o enredo. Não estava à espera de metade dos acontecimentos e fiquei surpreendida pela positiva. A acrescentar a tudo isto, a banda sonora também é fantástica, ajudando o clima da história e ao próprio ambiente visual, criando uma atmosfera poderosa.


Excelente filme! Recomendo a todos.

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Olá,

    Bem mais um filme que te encheu as medidas, muito bem andas numa maré bem positiva de idas ao cinema, assim se mantenha :D

    Muito bom comentário e gostei dquele corvo ihih ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Verdade, é bom ir ao cinema e ver filmes bons, do meu agrado, pois assim o dinheiro valeu a pena! =D
      Assim espero =)

      Obrigada! Foi a primeira vez que desenhei um, é para me ir habituando! =D

      Bjs

      Eliminar
  2. Aí está um filme que espero ir ver.
    A tua é a segunda opinião que "oiço" sobre o filme e as duas são excelentes.
    De facto a história da Bela adormecida, sempre me despertou interesse pela maldição que lhe estava associada e pelos vistos aqui está bem representada :)
    Excelente comenntário, parabéns
    (quando vir, comentarei melhor :) )
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem. O filme é fantástico, cheio de estilo, com uma banda sonora muito boa, a Angelina está muito bem.
      Muito bem representada! Acho que melhor forma não poderia haver =)

      Muito obrigada =)
      Okay! Fico à espera!

      Beijinho =)

      Eliminar