sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

"Magic Under Glass", de Jaclyn Dolamore

Estou apaixonada pelas personagens e pela história contada neste livro! Jaclyn Dolamore conseguiu criar um mundo maravilhoso e encantador, um mundo que há muito queria encontrar! Estou completamente feliz com este livro.

"Magic Under Glass" conta a história de Nimira, uma rapariga da aristocracia de Tiansher (ou Tassim) que depois de ver a sua família decair em nome e dinheiro, vê-se na necessidade de abandonar a sua terra para tentar ganhar dinheiro e alguma notabilidade enquanto dançarina e cantora. Três anos passados desde o dia em que chegou a New Sweeling, Nimira vê-se a ganhar a vida numa casa de danças em que é mal paga e nada feliz. Certa noite, durante um espectáculo, descobre que um gentleman está de olhos fixos nela e fica maravilhada. Quando esse gentleman vai até ao seu camarim e pede para falar com ela, Nimira aceita e ouve-o. Mr. Hollin Parry quer leva-la consigo para a sua casa em Vestenveld para que ela acompanhe o seu autómato a cantar, enquanto ele toca piano. Hollin é um jovem feiticeiro e a sua amabilidade para com Nimira logo a fazem decidir por aceitar a proposta e parte para Vestenveld.
O autómato de Hollin tem um problema, bem como a casa. Muitas foram as raparigas que tinham sido convidadas para cantar com o autómato, mas todas tinham fugido, afirmando que ele estava assombrado. Também a casa estaria, devido à morte da esposa de Hollin, Mrs. Annalie, dois anos atrás.
Nimira encontra um autómato de tamanho humano, muito belo e delicado e logo começa os ensaios. Hollin começa a aproximar-se de Nimira e os dois começam a desenvolver alguns sentimentos um pelo o outro, no entanto as raparigas não estavam a mentir. Quanto o autómato tenta travar conhecimento com Nimira, esta sente-se tentada a conversar com ele e os dois estabelecem uma comunicação. O passado de Erris, o autómato, é bastante atormentador e o que o levou até ali ainda mais. Erris pede ajuda a Nimira para que esta o salve e Nimira começa a tentar salvar o seu mais recente amigo.
O que parecia fácil logo se torna difícil e o que parecia normal, um desfile de segredos e intrigas. Nimira vê-se numa situação delicada, no meio de uma guerra onde ninguém é o que parece.

Gostei imenso, imenso, imenso.
As personagens são bastante interessantes, complexas e intrigantes. Gostei muito de Erris (fiquei completamente in love with him ^^), de Hollin e de Nimira. Nimira é uma personagem muito interessante, pois é uma boa protagonista. É inteligente, amável, sincera, nobre e bastante gentil. É de uma cultura descriminada no local para onde foi viver (Lorinar) e isso não a impede de tentar sempre mostrar os seus sentimentos e as suas raízes. É ela quem narra a história. A sua capacidade de contar os acontecimentos com imensa paixão faz com que o leitor consiga captar na perfeição tudo o que acontece na história.

Também gostei de outras personagens, mas não as vou mencionar pois estaria a dar pistas. O background de cada personagem também está bem desenvolvido e contextualizado.
As relações entre as personagens são bastante complexas, o que as torna ainda mais fascinantes. Existe bastante dualidade de sentimentos e de ações nas personagens, o que faz com que os seus comportamentos sejam imprevistos. O desenrolar dos sentimentos entre as personagens também é rico, uma  vez que é bem explorado e nada é feito ou dito ao acaso. Tudo tem um motivo e esses motivos estão bem explorados.

O enredo é rico e belo. Existem feiticeiros, fadas, criaturas sobrenaturais. É uma bela intriga e o contexto histórico (do mundo da obra) é bastante rico e bem explorado. Gostava de ter visto um mapa na edição, mas não trás. Os detalhes e as descrições são bastante funcionais e pertinentes, servindo para aguçar a imaginação do leitor.
Gostei da direção que a história tomou. Houve alguns momentos de suspense que muito me agradaram. O que parece ser não é e as peripécias são bastantes.

A leitura é fluente, pois a escrita também o é. A escritora consegue com que seja completamente possível imaginar as personagens, as roupas, as casas, os ambientes, os sentimentos. É como se estivesse lá, como se fosse o Pensatório de Dumbledore. Fantástico!

Estou muito curiosa para saber como é que as personagens vão conseguir resolver todos os seus assuntos. Erris e Nimira... um par tão belo e tão mágico!

Espero ler em breve o segundo volume.


I started for the door, and then I dashed back and looked into his eyes. He looked back, and as my eyes blurred with tears, I thought I saw the real man he had once been. The air took subtance between us, it pressed on my heart, it tugged at my arms. We could never embrace with our arms, but for that moment, we embraced with our souls.
I leaned in and kissed his rigid lips. 
"Mmm," he said, his final word before he wound down, the spark dying from his eyes. 
I slid down to the ground and cried. p. 135

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. o desenho... <3 adoro!! :D

    estou curiosa mas ao mesmo tempo um pouco de pé atrás por causa dos seres sobrenaturais.. :x

    bem pode ser que até saia por cá, esperemos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! =D

      Então? Porquê?

      Era bom que saísse, é um género que vende bem por isso podiam apostar. =)

      Eliminar
  2. Olá,

    Bem definitivamente começaste o ano de forma expetacular a nível de leituras, sim senhor, já são vários os livros que aguardo oportunidade para comprar devido a comentários teus, mau mau, começa a ficar perigoso vir aqui ler os teus comentários ehehe

    Excelente comentário ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      agora tenho de ler o segundo. Duas boas leituras até agora e a atual também está muito boa! Não me responsabilizo por tais acontecimentos =D espero que continues a correr o risco! =D

      Obrigada!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar