Ontem foi noite de Oscars. Que acharam dos vencedores? Mereceram ou não?
Numa cerimónia onde os Musicais foram celebrados, não houve um filme super premiado, como já tem acontecido noutras edições. O máximo que os filmes vencedores conseguiram arrecadar foi quatro Oscars, vejamos:
A Vida de Pi, com quatro estatuetas:
Melhor Realizador
Melhor Fotografia
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Banda Sonora Original
Les Misérables, com três estatuetas:
Melhor Atriz Secundária
Django Libertado, com duas estatuetas:
Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Original
Lincoln, com duas estatuetas:
Skyfall, com duas:
Melhor Edição de Som e Melhor Canção Original
Não houve nenhum filme que conseguisse arrebatar muitas estatuetas como aconteceu no passado com: Titanic (1997, 11 Oscars, 14 nomeações), E Tudo o Vento Levou (1939, 10 Oscars, 13 nomeações), Ben-Hur (1959, 11 Oscars, 12 nomeações), West Side Story (1961, 10 Oscars, 11 nomeações), O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei (2003, 11 Oscars, todos para os quais estava nomeado).
Estes foram os filmes que conseguiram ganhar mais de 10 estatuetas, sendo que O Senhor dos Anéis 3 conseguiu vencer todas as categorias para as quais estava nomeado, sendo o único a conseguir tal feito, se não estou em erro.
De facto, a trilogia do Senhor dos Anéis foi a que mais Oscars ganhou, sendo que:
A Irmandade do Anel ganhou 4 (13 nomeações)
As Duas Torres ganhou 2 (6 nomeações)
Pois bem, fazendo uma análise desta edição e pegando por aqui, penso que houve algumas falhas nas nomeações e nos vencedores. Agora é algo que vai muito da opinião pessoal, mas devo expor a minha opinião.

Depois faltam filmes na lista de nomeados. Onde está Cloud Atlas? Devia ter sido nomeado para Melhor Banda Sonora, para Melhor Efeitos Especiais e para Melhor Maquilhagem e Penteados. Sim, Melhor Filme não digo (apesar de dar vontade), pois o tema pode não ter agradado aos jurados, mas de facto, a produção é bastante ambiciosa. Num filme onde o leque de atores se desdobra em vários papéis cuja maquilhagem e efeitos especiais é o ponto forte, devia ter sido, pelo menos, nomeado! E a banda sonora? Será que quem faz as nomeações não ouviu a beleza da música deste filme? E vocês, já ouviram? Se não, toca a ouvir!
Les Misérables, devia ter sido nomeado para Melhor Fotografia e Melhor Edição (as cenas de batalha, a cena final, tudo isso!).
De referir ainda o empate para Melhor Edição de Som entre 00:30 A Hora Negra e Skyfall e a apresentação de Seth McFarlane, com algumas piadas talvez politicamente incorretas, mas interessantes. Também de realçar os tributos a 007, devido ao seu 50º Aniversário, e também aos Musicais, com atuações sobre Chicago, Dreamgirls e Les Misérables, cuja atuação foi maravilhosa, com todo ou quase todo o elenco a cantar a canção One Day More, das mais belas do filme. Ainda de realçar (sim, já devem ter percebido que de todos o que mais queria que ganhasse era Les Misérables) as apresentações dos nomeados para Melhor Filme ao longo da cerimónia, com especial destaque para Les Misérables, onde foi mostrada/ouvida a famosa canção Do You Hear The People Sing.