"Ah ... Jean, I'm afraid you've lost me."
"No." Jean raised one
hand, palm out, to the man opposite him. He then slowly, carefully
shifted his aim to his left - until his crossbow was pointing at Locke´s
head. The man he'd previously been threatening blinked in surprise.
"You've lost me, Locke." page 520
Sinopse:
Thief and con-man
extraordinaire, Locke Lamora, and the ever lethal Jean Tannen have fled
their home city and the wreckage of their lives. But they can't run
forever and when they stop they decide to head for the richest, and most
difficult, target on the horizon. The city state of Tal Verarr. And the
Sinspire.
The Sinspire is the ultimate gambling house. No-one
has stolen so much as a single coin from it and lived. It's the sort of
challenge Locke simply can't resist...
...but Locke's perfect crime is going to have to wait.
Someone
else in Tal Verarr wants the Gentleman Bastards' expertise and is quite
prepared to kill them to get it. Before long, Locke and Jean find
themselves engaged in piracy. Fine work for thieves who don't know one
end of a galley from another.
in Goodreads
Opinião:
Depois de ter lido "As Mentiras de Locke Lamora", em 2011, ganhei um
novo livro favorito. O primeiro livro da saga dos Cavalheiros Bastardos
tornou-se logo numa maravilha para mim. O Locke Lamora é uma personagem
fantástica, cheia de mistérios, mentiras, artimanhas e jogos que
depressa me conquistou. Todo o ambiente e toda a história, com um enredo
audaz, rico, extravagante e cheio de reviravoltas, fez-me ficar
agarrada a esta história.
Como nunca mais saía o segundo volume
em Português, decidi, dois anos depois, ler em Inglês. Como pude estar
dois anos longe destas personagens? Como?!?!!
Scott Lynch
apresenta-nos um enredo diferente do primeiro livro. Depois de um final
em que tudo fica na corda bamba, com Locke a ser levado ao colo pelo seu
amigo Jean Tannen para um barco com destino incerto, voltei a encontrar
esta dupla a planear um novo esquema mirabolante para roubar os mais
ricos, desta vez em Tal Verarr. Numa primeira parte, em simultâneo com o
presente, é nos apresentado o passado, ou seja como foi que Locke e
Jean chegaram a Tal Verarr, e assim ficamos a conhecer o que aconteceu
até se chegar ao presente.
Locke e Jean começam por planear
assaltar o cofre de Requin, o dono da casa de jogo mais famosa da
cidade: Sinspire. O que eles não sabiam era que nem tudo ia correr como
planeado e vêem-se confrontados com Maxilian Stragos, o "Archon" da
cidade, o Comandante das tropas e da marinha, que governa a cidade em
conjunto com os Priori, que são os representantes das guildas de
alquimistas e artificies, que são a "nata da sociedade", também muito
poderosos e que estão em "conflito silencioso" com o Archon, devido a
lutas antigas e ao facto de quererem o governo da cidade para eles.
Depois
de os envenenar, com um veneno latente que necessita de antídoto de
mais ou menos dois em dois meses (e que só o alquimista dele sabe),
Stragos obriga-os a trabalhar no seu plano.
Locke e Jean
encontram-se assim com uma nova missão, pensada por Stragos, e que
consiste em fazer deles dissidentes da marinha, com o desejo de se
juntar aos piratas das Ghostwinds, umas ilhas um pouco distantes que
sete anos antes se tinham rebelado contra Stragos, com o apoio da Capitã
Bonaire, uma ex-comandante da marinha de Stragos. Essa revolta foi
feita pelos piratas e acabou com Bonaire a assistir à morte dos seus
apoiantes (os que foram apanhados), morrendo também depois e com a
destruição das habitações e população de uma das ilhas.
Para além disso, as ilhas também têm os seus mistérios sobrenaturais e são por isso temidas.
"Yeah," said Locke, wistfully. "Yeah, she was so
mad...so mad and so lovely. I used to love watching her climb. She
didn't like ropes. She'd... take her boots off, and let her hair out,
and wouldn't even wear gloves sometimes. Just her breeches and her
blouse... and I would just-" page 214
Locke
passa a ser Orrin Ravelle e Jean Jerome de Ferra, e ambos são treinados
por um experiente marinheiro, Caldris. Quando partem para o mar, Locke e
Jean vêem-se a braços com várias aventuras e perigos, dos quais muitos
deles necessitam de uma grande dose de esperteza e coragem.
Depois
de várias aventuras e contratempos, temos uma conclusão espantosa e
excelente, com um final muitíssimo empolgante e grandioso, que em muito
se compara ao do primeiro livro, se bem que diferente.
Por tudo
isto que estive a escrever, pelas personagens, pelo enredo, pelas
descrições, pelo humor, pelo perigo, pelas mentiras, pelas conclusões e
acontecimentos da história, este é um livro que tem todos os
ingredientes que me fazem querer ler um livro. É o meu tipo de livro
perfeito, por assim dizer. Já tenho lido vários e as histórias de Scott
Lynch fazem-me sempre exclamar palavras ao longo da leitura, o que é um
sinal da mestria da sua obra, a meu ver claro. Se bem que é indiscutível
a mestria de Scott Lynch! Excelente escritor, porque é preciso ter
coragem e audácia para escrever um enredo assim (e como o do primeiro
livro).
Espero com muita curiosidade pelo próximo "Republic of
Thieves" que está para sair este ano. Com um final destes, só posso
querer ler o que acontece!!! A reação do Jean no fim é a minha reação!
Se
gostam de livros de aventuras, não podem perder estas histórias! Fazem
um grande favor a vós mesmos ao lerem-nas, porque vão-se divertir muito e
até sofrer pelas personagens! Sempre com humor e boa disposição, Locke e
Jean conduzem-os por uma atmosfera maravilhosa e mágica, com muita
magia e mistério!
It was a red moment, all the world from sea to sky the colour of a darkening rose petal, of a drop of blood not yet dry. The sea was calm and the air was still; they were without interruptions, without responsabilities, without a plan or an appointment anywhere in the world. page 625
"It is a favour," said Locke.
"A favour to me. You save my life all the time because you're an idiot
and you don't know any better. Let me... let me do it for you, just
once. Because you actually deserve it." page 627
NOTA (0 a 10): 10